O projeto itinerante Arte e Cultura vai levar muitas atividades gratuitas para o Guarujá de sexta-feira a domingo (dias 10, 11 e 12), quando a troupe desembarca na Praia da Enseada. Atrações culturais para todas as idades prometem agitar ainda mais o verão, pois o projeto tem o objetivo de difundir diversos elementos da cultura popular brasileira, por seu formato itinerante, apoiar grupos das diversas regiões onde é realizado. Dessa forma consegue alcançar cada vez mais pessoas interessadas em produzir e consumir cultura.
Desenvolvido por Paulo Damião Carvalho Reis, o projeto Arte e Cultura, tem patrocínio da Panco, através da lei de incentivo fiscal (Lei Rouanet), apoio da Prefeitura de Guarujá, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo e Ministério da Cidadania e Governo Federal.
Todas as atividades oferecidas aos moradores de Guarujá e aos turistas em férias na cidade serão Intérpretes de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais e audiodescrição estarão no local para conduzir o público que necessite desses recursos. Este projeto tem como prioridade oferecer acesso à cultura, à arte e ao esporte e incentivar, de maneira lúdica, a participação de todos, especialmente crianças e jovens e afastá-los dos equipamentos eletrônicos enquanto praticam as atividades.
Entre as atrações preparadas especialmente para esta primeira edição do Arte e Cultura estão: espetáculos de dança, teatro, cinema, oficinas circenses com técnicas de malabarismo, acrobacias com saltos em dupla, pirâmides e palhaçaria. Além das atrações circenses quem quiser poderá participar de roda de capoeira e tayko. Na área da Arena, o público poderá assistir, apresentações com perna de pau, palhaços, sombra e mímicas, além de fazer a aferição de pressão e avaliação física e nutricional. A criançada poderá participar de workshops de pintura facial, desenhos, além de muita música e animação.
As apresentações musicais terão diversas bandas, que animarão a plateia com músicas sertanejas, sampa, MPB, pop e muito rock. Quem gosta de dança e movimentos corporais assistirá apresentações especialmente desenvolvidas por escolas da região, que criaram números especiais para o evento do clássico ao contemporâneo. Grupos de teatro também vão se apresentar no palco principal e, para completar, cirandas, cantigas de roda e grupos de capoeira vão levar ao público um resgate histórico e cultural. Para quem quiser algo mais tranquilo, haverá apresentações de curta-metragens.
E, seguindo a proposta da valorização cultural, o grupo de Tayko Kiendaiko, de São Bernardo do Campo, fará apresentações de percussão com tambores.