Free Free e MPSP lançam manifesto contra o racismo

O Free Free, plataforma e Instituto que atuam por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira, desenvolveu em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo um vídeo-manifesto contra o racismo.

A campanha que conta com a presença de Elza Souza, Kamilah Pimentel, Kelly Baptista, Mirela Lemos, Patrícia Santos, Thelma Assis e Viviana Santiago, foi lançada hoje (03), no Instagram do Free Free (@freefree.xx) e no site www.freefree.art/blog.

Responsável pelo roteiro do manifesto, a jornalista Patrícia Santos afirma “a gente normalizou muitos absurdos durante a nossa história. Agora que as pessoas estão questionando tanta coisa é um bom momento para discutirmos o que aconteceu e os lugares que até hoje ocupamos”.

Para Yasmine McDougall Sterea, CEO do Free Free, “nós trabalhamos por um mundo com mais igualdade e justiça. Por um mundo com menos preconceito de gênero e de raça. Que mulheres negras sejam mais representadas e que a cor de sua pele não seja um obstáculo para conquistar seus sonhos pessoais e profissionais e para isso é necessário discutir a questão racial e combater todo tipo de preconceito e desigualdade”.

“No Brasil, mulheres negras sofrem os maiores índices de violência e exclusão social. É preciso reconhecer essas violências diárias, declaradas ou disfarçadas, para se romper com os racismos estrutural e estruturante que lamentavelmente ainda determinam o destino das mulheres negras” afirma a Dra. Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo.