BNDES Garagem anuncia projetos selecionados

Desenvolvido para estimular o empreendedorismo e para desenvolver empresas inovadoras no país, o programa BNDES Garagem divulga hoje o nome dos 79 projetos selecionados para serem desenvolvidos a partir de abril, com o apoio do Banco. O programa compõe-se de dois módulos: Criação e Aceleração. O primeiro é voltado para apoiar equipes de empreendedores com propostas de negócios inovadores, enquanto o segundo é voltado para as startups já em operação.

O Programa BNDES Garagem é promovido em parceria, nesta primeira edição, com a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e Telefônica no mundo, e a Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups e grandes corporações do Brasil.

Com essa iniciativa, o BNDES quer possibilitar que empreendedores e empresas ganhem musculatura suficiente para gerar novos negócios, por meio de desenvolvimento de modelos de negócios focados e da atração de potenciais investidores e clientes. Mais de 5 mil projetos foram inscritos para participar nessa primeira fase do Garagem, vindos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram selecionados projetos de todas as regiões do país, com startups e/ou ideias que abrangem a íntegra dos temas de interesse apontados pelo BNDES: saúde e bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras (Fintechs), educação, IoT (Internet das Coisas) e Blockchain, além de outros importantes setores da economia.

Entre os critérios para a seleção dos projetos estão a oportunidade de negócio, as características e o tamanho do mercado, a consistência e o potencial de escala do modelo de negócio. Os selecionados contarão com estrutura física, apoio tecnológico, administrativo, jurídico, contábil e de comunicação para desenvolver seus projetos. Eles também serão acompanhados por profissionais que irão compartilhar experiências e conhecimento setorial.

A extraordinária resposta à chamada feita pelo BNDES Garagem evidencia a extensão e o dinamismo do ecossistema de inovação, especialmente digital, no Brasil. Em vista da qualidade de numerosas candidaturas, entre as 2.271 inscritas em Aceleração e 2.785 em Criação, o BNDES estará oferecendo brevemente produtos que complementam o trabalho que será feito com as 79 projetos escolhidos.  Eles incluirão módulos de treinamento empresarial e de avaliação de modelos de negócios, em uma plataforma voltada às candidaturas do grupo de Criação e uma plataforma de suporte e desenvolvimento para as 279 candidaturas de Aceleração maduras, mas que não entraram no grupo de 30 selecionadas para a primeira fase do Garagem.

Com o projeto Garagem, o BNDES espera não só oferecer oportunidades de exposição e parcerias das startups selecionadas com grandes empresas, mas desenvolver uma plataforma que ofereça novas formas de inovação de desenvolvimento de soluções para micro, pequenas e médias empresas brasileiras. O acesso a novas ideias e a formas inovadoras de trabalhar são importantes ingredientes para o aumento da produtividade das empresas brasileiras e a expansão dos tipos de produtos e serviços que elas podem oferecer. O BNDES está voltado a construir possibilidades de parcerias, nas quais o setor privado poderá investir em startups no desenvolvimento de soluções para suas respectivas necessidades.

Para conferir a lista das startups selecionadas acesse o site www.bndesgaragem.com.br.