No Dia Mundial da Água, Volkswagen amplia reutilização do recurso em suas fábricas

No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Água (22), a Volkswagen do Brasil tem uma ótima conquista. A novidade é a estreia do Projeto de Reúso de Água Industrial na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), que prevê reutilizar mais de 20 milhões de litros de água industrial por mês.

Toda essa água, que seria descartada, agora é filtrada por membranas de osmose reversa, um processo que permite a separação e retirada das substâncias químicas. Em seguida, a água retorna para o processo produtivo.

“Pretendemos reutilizar 65% da água industrial que seria descartada. A filtragem proporciona água com qualidade excelente para abastecer a produção. Estamos aliando tecnologia, inovação e sustentabilidade”, disse o Plant Manager da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, Mario Rodrigues.

Na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), o projeto de Água de Reúso já é um sucesso: economizou mais de 160 milhões de litros de água desde a sua implementação, em 2017. O processo de filtragem é semelhante ao da fábrica Anchieta.

Com ele, toda água usada na área de Pintura (banhos de pré-tratamento e limpeza das carrocerias) segue para a Estação de Tratamento da fábrica e retorna para os processos industriais da Pintura e sanitários.

“Adaptamos as instalações com tecnologias que nos permitem oferecer água tratada nos parâmetros de qualidade exigidos pela Pintura, a área que mais utiliza o insumo”, destacou o Plant Manager da Volkswagen do Brasil em Taubaté, Vilque Rojas.