Aliança lança campanha por nova rotulagem nas embalagens dos alimentos

Com criação da Repense, a campanha da Aliança terá duas fases

“Quando abrir a boca não feche os olhos”. É com esse alerta que o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a partir da coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, entra na mídia pela nova rotulagem frontal nas embalagens dos alimentos e com o objetivo de mobilizar a população para participar da consulta pública da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o tema: https://alimentacaosaudavel.org.br/direitodesaber/ .

Essa campanha do IDEC, a partir da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, é para que as empresas informem corretamente o excesso de açúcar, sódio e gorduras saturadas presentes nos alimentos embalados. O consumo excessivo desses nutrientes impacta na saúde pública provocando, por exemplo, uma epidemia de obesidade na população. O Idec reforça na campanha que o alerta nas embalagens deve ser no formato de um triângulo preto e em tamanho com boa visibilidade.

“Uma pessoa bem informada pode tomar as melhores decisões na hora de comprar e consumir alimentos. Queremos engajar a população nessa causa pela informação clara, correta e pelo bem da saúde dos brasileiros”, comenta a Dra. Ana Paula Bortoletto, nutricionista e líder do programa de alimentação saudável do Idec.

Com criação da Repense, a comunicação é composta por estratégia digital, filme para TV, mídia Out of Home, ativações e intervenções urbanas de impacto. Estruturada em duas fases, a primeira etapa da campanha contempla esforços de visibilidade e conversão, que englobam desde display em canais de notícias a social media, Native-ads e links patrocinados. Já a segunda fase vai intensificar a comunicação com peças no YouTube, Portais, Sites verticais, canais Out of Home e TV.

“Quando pensamos no mote da campanha – ‘Quando abrir a boca não feche os olhos’ -, criativamente desconstruímos uma frase clássica que conhecemos, ‘Abre a boca e feche os olhos’, para chamar atenção para um assunto tão atual e ao mesmo tempo que facilmente pode passar despercebido por grande parte da população brasileira, para que a mensagem da campanha seja entendida de forma clara e direta pelo consumidor”, completa Alexandre Ravagnani, diretor executivo de criação da Repense.

Assista:

Ficha Técnica

Título: Quando abrir a boca não feche os olhos / Cliente: IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor / Agência: REPENSE / Diretor-Executivo de Criação: Alexandre Ravagnani / Criação: Martin Montingelli, Akira Tateyama, Mario Oliveira, Roger Barbosa / Produção Digital: Fabio Ovelheiro, Filipe Cândido / RTVC: Leandro Souza, Alessandra Pereira / Atendimento: Thiago Xavier, Monique Gentil / Mídia e B.I.: Nino da Silva, Déborah Cardoso e Renata Milagres / Planejamento: Luna Gutierres / Direção de cena e fotografia: Eduardo Colesi / Aprovação cliente: André Corrêa, Luiza Amorim