Alcoólicos Anônimos amplia atendimento com “Amigo Anônimo” do Messenger

2

Para comemorar 70 anos de Brasil, o Alcoólicos Anônimos (AA) lança o “Amigo Anônimo“, um serviço de comunicação realizado por meio de um bot (robot) do Messenger, com o objetivo de aumentar as opções de contato para recuperação de dependentes do álcool. A criação é da J. Walter Thompson Brasil em parceria com o time de Creative Shop do Facebook.

Por meio da nova tecnologia que funciona como um sistema automatizado para interagir com as pessoas e que pode ser acessada por celular ou pelo computador, a entidade espera atender de forma mais abrangente, e mantendo o anonimato, um público que já atinge milhões de pessoas no País. Em apenas 48 horas após o lançamento, a página do AA teve 20 mil curtidas e o bot passou dos 70 mil acessos. A procura por ajuda via e-mail atingiu os 1300%, saindo de 3 a 4 contatos diários para 40 em um único dia.

“A ideia do novo serviço é aproveitar a facilidade e individualização oferecida pelo aplicativo de mensagens para levar informações ao dependente alcoólico de forma rápida, privativa e segura”, comenta a coordenadora do Comitê Trabalhando com os Outros de A.A. do Brasil.

Para isso, todo o sistema do bot teve a sua personalidade construída a partir de depoimentos dos próprios membros do AA. Ela ressalta que o bot amplia a extensão do atendimento inicial e ajuda a quebrar o tabu que impede muitas pessoas em buscar ajuda com medo da perda do anonimato. Ela deixa claro, porém, que de forma alguma o serviço substitui o atendimento humano.

O sistema funciona identificando se a pessoa tem algum problema com a bebida e lhe dando as primeiras orientações sobre como lidar com a doença. Ele também presta suporte em um momento de recaída, informa sobre grupos de atendimento de emergência e também orienta amigos e familiares de dependentes. Toda a interação procura sempre motivar as pessoas a irem pessoalmente a uma unidade do AA para o atendimento completo. O novo canal de comunicação começará a ser anunciado no próprio Facebook em posts e banners e será uma ferramenta à disposição do AA para que a instituição possa aumentar a sua capilaridade no Brasil.

“A ideia surgiu a partir da percepção das inúmeras dificuldades que a pessoa enfrenta com a doença, desde ter certeza se realmente é um dependente alcoólico até o medo ou vergonha de ir a um grupo presencial”, comenta Rodrigo Grau, CCO da J. Walter Thompson. Para Ricardo John, também CCO da agência, esse serviço é uma grande oportunidade para que se amplie de fato o primeiro contato com o AA. A expectativa é que o Amigo Anônimo ajude milhares de alcoólicos e seus familiares num curto espaço de tempo.

Confira:

 

Ficha Técnica

Agência: J.Walter Thompson
Cliente: Alcoólicos Anônimos
CCO: Ricardo John e Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Direção de Criação: Mariana Borga
Criação: Fernando Palandi, João Gandara, Pablo Lobo e Erico Braga
Ilustração: Ana Maria Alves de Moraes e Pict
Atendimento: Thiago Galdi e Enrico Cavallari
Mídia: João Dabbur e Pedro Graca
Diretor de Fotografia/Fotógrafo: Régis Fernandez
Editor/Motion Designer: Marcus Prado
Head of Production: Marcia Lacaze
Head of Digital Production: Maisa Delgado
Digital Producer: Sergio Costa
Plataforma de Criação do Bot: ChatClub (Movile)
PR: Natalia Rodoni, Lucrecia Fretes, Andrea Assef, Mirela Tavares
Produtora de Audio: Punch
Facebook Head of Creative Shop Brazil: Mauro Cavalletti
Facebook Creative Strategist: Steve ePonto
Facebook Client Solution Manager: Marcela Martins
Facebook International Communication Manager: Bruno Rossini
Facebook Communications Associate: Renata Torres.