quarta-feira, abril 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasRinos se unem em prol de uma espécie em extinção

Rinos se unem em prol de uma espécie em extinção

O fotografo Érico Hiller recebeu, na última terça-feira (29), convidados para um bate-papo sobre o livro “A Jornada do Rinoceronte”, que acaba de lançar. O evento foi realizado na Rino Com, agência de publicidade e propaganda que é apoiadora da obra, e que tem como símbolo o rinoceronte.

Durante o bate-papo, Hiller falou um pouco mais sobre o trabalho de elaboração do livro, que retrata a atual situação dos rinocerontes, espécie ameaçada de extinção por conta da caça e do comércio ilegal de seus chifres.

“O livro é um documentário fotográfico, elaborado ao longo dos últimos nove anos e fotografado nos últimos dois anos e para o qual dei uma abordagem mais humana. Mostra como nós humanos lidamos com o meio ambiente e especificamente, o que está acontecendo com os rinocerontes. Infelizmente, existem pessoas dispostas a matar e morrer para obter os chifres deste animal. Algumas destas pessoas utilizam o chifre para fins medicinais, o que é uma grande insensatez e trata-se de um costume milenar. Os caçadores/ traficantes, geralmente vindos de famílias extremamente pobres, podem ganhar até US$ 1 milhão em apenas uma incursão. Nos últimos duzentos anos, 95% da população mundial de rinocerontes foi exterminada. O livro pretende trazer uma discussão a respeito desta tragédia ambiental”, explica Érico.

“Uma das coisas que me chamaram muito a atenção, foi ver como o Érico, que é um fotografo, escreve muito bem. A qualidade do texto dele é impecável, com depoimentos em primeira pessoa e informação significativa, de alguém que realmente estava ali, acompanhando o que estava acontecendo”, comenta Fernando Piccinini, vice-presidente de criação da Rino Com.

Já Rino Ferrari Filho, presidente da Rino Com, acredita que este é um trabalho fundamental para que a sociedade fique informada sobre o que realmente está acontecendo com a espécie pelo mundo. “Nossa marca tem como ícone o rinoceronte, animal poderoso, símbolo de resistência e presente na comunicação desde os tempos das cavernas. O trabalho combativo, apaixonado e competente do Érico, nos envolveu desde o seu princípio”, explica Rino.

Durante a elaboração do livro, Hiller viajou para países como Índia, Vietnã, Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Quênia para registrar o drama da caça furtiva do rinoceronte. A Jornada do Rinoceronte, elaborada em parceria com a Editora M’Arte, foi impressa em papel italiano Garda, tem 252 páginas e conta com 130 imagens.

Artigos relacionados

Novidades