sábado, abril 20, 2024
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Pesquisa da Youpper Insights aponta que o tema sustentabilidade está bem representado na publicidade

O evento “A sustentabilidade como estratégia nos negócios” marcou a comemoração dos três anos da Youpper Insights, agência de consultoria, pesquisa e projetos de comunicação orientados ao negócio.

O evento, realizado em São Paulo teve painel com a participação de Aimar de Paula (chef e empresário), Simone Lozano (empreendedora social e criadora da ONG Chefs Especiais – que tem como foco a inserção de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho), Ubiraci Pataxó (educador e terapeuta), Stella Pinheiro (gestora de marketing do Shopping Parque da Cidade) e Pai Francisco (mestre espiritual).

Na abertura, o CEO da Youpper, Diego Oliveira, falou do propósito da agência, que é “entender de gente” por meio de suas pesquisas e estudos. E lançou o questionamento: “muitas empresas levantam a bandeira da sustentabilidade, mas até que ponto elas são, de fato, sustentáveis?”. O encontro trouxe esse debate: como descobrir se a sustentabilidade está alinhada aos negócios e quais benefícios ela pode trazer para a empresa.

“Um ponto importante a ser avaliado pelas companhias não é como levantar essa bandeira, mas o que fazer para essa bandeira continuar hasteada e ser vista como algo que, verdadeiramente, integra o negócio em todas as suas frentes, principalmente internamente”, comenta Diego.

Na sequência, a sócia da agência, Valéria Lapa, apresentou resultados de uma pesquisa realizada pela Youpper, feita no formato painel eletrônico (pesquisa online) com 500 pessoas, homens e mulheres, entre 25 e 45 anos.

Das três perguntas feitas aos pesquisados, a primeira questionava se a publicidade estava conseguindo representar adequadamente o tema sustentabilidade dos consumidores, das marcas e dos produtos em suas campanhas. Para 65% dos participantes, a resposta foi sim. Sendo que 35% optou pelo não.

A respeito da importância de as marcas se preocuparem com o tema sustentabilidade, 75% dos respondentes disseram que este item era muito importante, 25% consideraram importante e ninguém escolheu como resposta a opção pouco importante. Na última questão, sobre o que é ser uma empresa sustentável, numa escala em que 1 é discordo totalmente e 5 concordo totalmente, os atributos que tiveram maior alcance foram, na respectiva ordem: Ética, Objetiva e Direta e Caráter. Outros pontos considerados importantes para essa construção corporativa para a sustentabilidade foram: original, investir em ações sociais, respeito ao humano, transparente, respeito à natureza, inovadora e contagiante.

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