Ogilvy assina campanha para Jogos Paralímpicos 2016

Durante uma semana, Vinícius Rodrigues (velocista, promessa para os 100m e 200m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016), Lúcia Teixeira (judoca, prata em Londres 2012) e Luciano Dantas (halterofilista, bronze no Parapan de Toronto 2015) visitaram algumas academias do Rio de Janeiro para um treino especial. A reação dos frequentadores foi registrada por câmeras escondidas.

Criada pela Ogilvy Brasil para o Rio 2016, a campanha de engajamento para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 – que acontecem de 7 a  18 de setembro de 2016 – precede a abertura dos pedidos de ingressos (disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 7 de setembro) e registra esta ação com três atletas Paralímpicos no Rio de Janeiro. O vídeo será lançado através dos canais digitais do Rio 2016, com audiodescrição e legendas disponíveis para deficientes visuais e auditivos.

Assim que os atletas Paralímpicos colocaram em prática suas habilidades, a surpresa positiva foi tomando conta. O jovem com prótese começou a correr a mais de 23 km/h na esteira com facilidade, a deficiente visual finalizou a campeã carioca de judô em poucos segundos, e o homem com nanismo levantou sem dificuldade mais que o dobro de seu peso.

A iniciativa dá mostras do impacto que assistir a um atleta Paralímpico em ação pode ter. É uma experiência que supera expectativas e altera percepções. Bastou um treino para que eventuais olhares preconceituosos ou sentimentos de pena dessem lugar à admiração e ao respeito pelos atletas. Como define Félix del Valle, diretor de criação executivo da Ogilvy Brasil, que criou a campanha: “Mais do que um experimento social, esta ação é prova de que quando assiste de perto a um desses atletas em ação, você realmente se surpreende”.

O Brasil é uma potência mundial no esporte Paralímpico. Em competições como os Jogos Parapan-Americanos, por exemplo, é tricampeão. Ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas nas três últimas edições. Na mais recente, em Toronto, bateu recorde de medalhas, com um total de 257, sendo 109 de ouro. Para muitos brasileiros, porém, ainda falta informação sobre o desporto Paralímpico e sua capacidade de impressionar e encantar.

Assista ao vídeo da campanha: https://youtu.be/1b4PvmMCy2Y

Ficha Técnica

Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Rio 2016
Produto: Campanha Paralímpico
CEO: Fernando Musa
Diretor-geral: Luis Carlos Franco
VP de criação: Arício Fortes
Diretor-geral de criação: Félix Del Valle
Supervisores de criação: Rogério Martins e Alexandre Fernandes
Redator: Philippe Lacerda
Diretor de arte: André Öberg
Assistente de direção de arte: Renan Rivero
RTV: Patricia Cortes, Mariana Veronez e Lucas Pires
Atendimento offline: Ana Paula Perdigão, Mauro Frota, Erica Barreiros e Luiza Varges
Atendimento online: Tatiana Michelan, Ana Ribas e Camila Graça
Planejamento: Bruno Cunha, Luciana Ralston e Carlos Martins
Mídia offline: Thiago Rodrigues, Patrícia Naparstek, Luisa Tendeiro e Natália Lopes
Mídia online: Elisa Lustosa e Thiago Bravo
Mídias sociais: Letícia Xavier
Projetos digitais: Renata Rollin
Aprovação cliente: Mario Andrada, Ricardo Cirillo e Sabrina Branquinho
Produtora: Conspiração Filmes
Direção: Daniel Lieff
Diretor de fotografia: Leo Ferrerira
Montador: Renato Itaboray
Atendimento: Juliana Lutterbarch e Anita Walker
Finalização: Conspiração Digital .