Instituto Vencer o Câncer traz reflexão sobre momentos de tirar o fôlego

Com mensagem inspiracional e reflexiva, o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) apresenta nova comunicação que conscientiza sobre a saúde do pulmão e diagnóstico precoce do câncer no órgão.

O filme criado em parceria com a agência Ogilvy Brasil reforça os motivos que valem a pena se perder o fôlego, por meio de situações cotidianas, como comer seu prato preferido ou encontrar pessoas queridas. Algumas das principais ferramentas para salvar vidas, a conversa com o médico sobre sinais e o check-up periódico, ganham protagonismo na campanha.

Para o oncologista Antonio Buzaid, um dos fundadores do IVOC, é preciso colocar o câncer de pulmão em evidência, por conta do número de casos elevados e pelas novidades no tratamento. “Temos medicamentos novos que melhoram a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes”, ressalta.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata, apesar de ser o quarto em maior incidência. Isto porque, em geral, os diagnósticos são tardios. “Queremos mudar este panorama e detectar precocemente é fundamental para isso”, ressalta o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do IVOC. Ele destaca que pelo menos a metade dos tumores está relacionada ao estilo de vida.

O filme também traz um QR Code especial que convida as pessoas a contribuírem com a entidade, que não tem fins lucrativos e atua em campanhas de informação, no apoio ao paciente e em projetos de prevenção dos mais diversos tipos de câncer.

“Durante a pandemia, muitas pessoas têm deixado de fazer seus exames e procurar o médico, o que pode contribuir para o diagnóstico tardio do câncer. Nossa proposta com a campanha é mostrar os momentos felizes que tiram nosso fôlego, e a importância de cuidarmos da saúde para que a gente continue vivendo cada um deles”, ressalta Ricardo Sciammarella, diretor de criação da Ogilvy Brasil.

A comunicação tem estratégia de mídia com foco em digital, além de TV e mídia exterior em parceria com a Eletromídia.

O Instituto Vencer o Câncer (IVOC) é uma fundação sem fins lucrativos que tem como objetivos difundir assuntos relevantes para a saúde no Brasil e no mundo; informar, apoiar e acolher pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer; dividir com a população informações relacionadas a prevenção, alimentação, atividade física, direitos dos pacientes e medicina integrativa, sempre incentivando a busca por qualidade de vida. www.vencerocancer.org.br

FICHA TÉCNICA IVOC 

Agência: Ogilvy Brasil

Cliente: Instituto Vencer o Câncer

CCO: Félix del Valle

Head of Art: Ricardo Leme 

DC: Ricardo Sciammarella 

Redator: Rafael Fagundes 

Art Director: Danielle Keiko 

Diretora de produção: Juliana Henriques

Produto Jr: Marbo Mendonça

Chief marketing officer: Karina Ribeiro 

Chief client officer: Denise Caruso 

Gerente de contas: Renata Flores

Assistente de projetos: Natália Cararetti

Executivo de new business: Frederico Tessari 

Chief of media officer: Vanessa Giannotti 

Diretora de mídia: Silvia Tajiki

Gerente de mídia: Yasmin Gonçalves

Diretor de estratégia integrada: Roberto Vianello

Produtora SAILOR

Direção: Gustavo “GGA” Almeida, Luccas Oliveira

Gerente de Projetos: Gustavo Veloso

Ilustração: Teidy Nakao, Bela Lino

Motion: Samuel Silva, Gustavo Ramos, Nathalia Ali

Finalização: Luis Chagas

Produtora de audio:  Arcade Audio

Atendimento:  Bruno Antunes

Produção Executiva de Som:  Marco Nannini

Produção/Criação trilha:  Marco Nannini

Mixagem e Finalização: Marco Nannini

Aprovação cliente: Antonio Carlos Buzaid, Fernando Cotait Maluf, Sergio Amado, Ana Maria Drummond e Adriana Reis de Assis