O Idec — Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor — e a ACT Promoção da Saúde lançam a campanha “Não Engula Essa” criada para chamar à atenção da população sobre o que as propagandas de refrigerantes não mostram (ou não querem que você saiba), além de apontar o poder de influência dessa indústria em decisões políticas que afetam a vida de todos, como a poluição gerada com embalagens, consumo excessivo que pode desencadear em doenças como diabetes, além do recebimento de incentivos fiscais por parte do Governo estão no foco da ação.
Assinada pela Repense, a campanha deve durar dois meses, ancorada por três vídeos animados sobre cada tema a serem veiculados no Facebook e Instagram, além de uma Landing Page e um Vídeo Youtube 30 segundos. Em todas as peças, a garrafa ou latinha de refrigerante apresenta a mensagem que a campanha quer passar, embasada por reportagens ou estudos sobre os temas. Com a frase: “não querem que você saiba, mas este produto contém…” impactos ambientais, por exemplo. Seguido da assinatura: “não engula essa”. De acordo com Giulliano Alves, Head de Criação da Repense, “A intenção da campanha é esclarecer sobre os perigos gerados pela indústria e sua influência negativa em políticas públicas. Apresentando silhuetas em formato de garrafa PET e lata de refrigerante que emoldura os malefícios dessa influência, como por exemplo, a poluição gerada pelo descarte irregular de plásticos”.
Ficha Técnica:
Agência: Repense Cliente: ACT/Idec Título: Campanha Interferência da Indústria Criação: Alexandre Ravagani, Giuliano Alves, Cristiano Santos, Akira Tateyama Atendimento: Alexandre Facchinato, Luana Santos, Heloisa Renata de Santana, Taisa Tamura Planejamento: Daniel Rimoli CM: Luiz Motta/ Thalia Maira Mídia: Carol Tretell, Karina Koal Tecnologia: Diego Romualdo/ Isabele Prieto/ Lusimar da Silva Motion: Fábio Cesar Ovelheiro/ Juan Felipe/ João Oliveira Art Buyer: Paula Moreira Aprovação do cliente: André Corrêa/ Tainá Costa/ Camilla Rigi / Hélen Freitas