domingo, julho 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasAlmapBBDO amplia atuação em ESG com foco em ações ambientais

AlmapBBDO amplia atuação em ESG com foco em ações ambientais

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a AlmapBBDO expande sua agenda ESG e anuncia a criação do seu Comitê de Sustentabilidade. Após série de mudanças nas práticas internas, entre suas primeiras iniciativas, a agência dá mais um passo na pauta ambiental e para ajudá-la com esse compromisso contratou a Regen Ecossistemas: climatech brasileira focada na diminuição da pegada de carbono por meio do reflorestamento, junto à aceleração no crescimento de florestas verticais e horizontais.

A partir do cálculo relativo a todo o CO2 emitido pela Almap em 2022, combustível, energia elétrica, viagens a negócio, resíduos e efluentes foram contabilizados e convertidos em um número de árvores plantadas. O primeiro plantio acaba de ser realizado pelos colaboradores, em uma área de reflorestamento de Mata Atlântica na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), resultando em 1025 novas mudas, equivalentes a 214,55 toneladas de CO2 consumidas no ano anterior.

A iniciativa contou com um evento com as participações do ator e empresário Bruno Gagliasso, de Zizo Klöppe (Regen Ecossistemas), além de Filipe Bartholomeu e Maysa Oliveira (ambos da AlmapBBDO). O encontro teve ainda talks sobre a importância de se engajar nas causas relacionadas ao meio ambiente de forma mais sólida e expressiva.

CEO e Presidente da AlmapBBDO e uma Liderança de Impacto do Pacto Global da ONU, Filipe Bartholomeu destaca que a iniciativa de reflorestamento vai além da grande importância de compensar a quantidade de carbono que a Almap está emitindo. “Nosso foco é desenvolver metas, ações e parcerias de longo prazo, como a que estamos fazendo com a Regen, para que possamos avançar na urgente pauta de uma agenda de desenvolvimento sustentável, abrangendo todo nosso ecossistema”.

A tecnologia usada pela climatech Regen possibilita colocar em prática metodologia de ‘acelerar a floresta’ em larga escala e garantir a sobrevivência de 99% das árvores plantadas. Além disso, todas as árvores incluem um QR Code para acompanhamento e por meio dessa tecnologia de transparência é possível publicar os indicadores de sequestro de carbono e mostrar as nascentes regeneradas, que passarão a produzir água limpa para o país, resultando na equação: + H₂O e – CO₂ no planeta.

Zizo Klöppel, co-fundador da Regen, explica que com a atitude da Almap em compensar sua pegada de carbono através do plantio de árvores, um produtor rural se transforma em produtor de água. O que significa que ele passa a receber dinheiro anualmente por “produzir água” para o município. “Plantar florestas recupera nascentes, que remunera o produtor rural, que gera empregos e assim regenera todo o ecossistema do meio ambiente (ganhos ambientais) e da sociedade (ganhos sociais)”.

Segundo Gagliasso, essa é uma solução de ESG que muitos acreditam ser pontual, porém, é preciso pensar a longo prazo. “Todo mundo que planta, também planta para o futuro. Eu quero que os meus filhos e netos sobrevivam. Não é só jogar a semente na terra, tem que cuidar. Estamos gerando vida, gerando água”, comenta.

A parceria com a Regen marca ainda a ampliação das iniciativas da Almap envolvendo suas práticas ESG – que já conta com o comitê de Diversidade & Inclusão – com a estruturação recente de seu Comitê de Sustentabilidade, que vai promover reuniões periódicas, bem como atividades com colaboradores internos e externos para atuar frente a projetos com foco na sustentabilidade.

“O objetivo é aprimorar nossos métodos de governança corporativa reforçando o cuidado permanente da empresa aos princípios ESG para redução de emissões de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos e iniciativas de reflorestamento pensando em todo um ecossistema mais amplo que envolvam ainda nossos parceiros.”, destaca Maysa Oliveira, uma das líderes à frente do Comitê de Sustentabilidade da agência.

Conheça as ações da Regen: Link

Artigos relacionados

Novidades