Agência Newton divulga relatório de boas notícias para inspirar o mercado na pandemia

Com o objetivo de inspirar o mercado neste momento de incertezas e mudanças de paradigmas na organização social e econômica do mundo, bem como promover exemplos de boas atuações durante a pandemia e apontar perspectivas positivas para o futuro, a Agência Newton, especialista em inteligência digital, apresenta o Report Covid-19: Boas Notícias. O documento busca apresentar um panorama das atuações positivas que instituições, marcas e países estão promovendo para mitigar os efeitos negativos da pandemia.

Ao abordar os esforços despendidos para se encontrar soluções para o tratamento e a cura da Covid-19, o relatório destaca a atuação da Universidade de São Paulo (USP), que tem vários grupos de pesquisa atuando em diferentes projetos, como o desenvolvimento de equipamentos hospitalares a custos acessíveis e o desenvolvimento de moléculas capazes de interromper o ciclo biológico do vírus Sars-CoV-2. O avanço no desenvolvimento da vacina para o vírus também ganha destaque, com cientistas norte-americanos e israelenses apresentando resultados promissores, que prometem encurtar o tempo de desenvolvimento e teste da cura.

Na esfera econômica, o texto apresenta empresas e segmentos que continuam a contratar funcionários durante a quarentena, além de ressaltar ações de responsabilidade social que ajudam a mitigar a perda de renda das porções mais frágeis da sociedade. Entre as ações destacadas destacam-se a criação de fundos de apoio setoriais, a promoção de ferramentas de capacitação, o patrocínio a lives solidárias e a adequação do aparato produtivo para oferecer itens de primeira necessidade para hospitais públicos e comunidades vulneráveis.

Ganha destaque também as ações de solidariedade, que vão desde esforços locais até mobilizações internacionais. Fonte de conforto e apaziguamento espiritual para bilhões de pessoas no mundo, as instituições religiosas vêm utilizando de suas plataformas para promover a tolerância, o apoio e a união entre as pessoas. Um exemplo disso foi a realização da 1ª Oração Global Conjunta, que reuniu em Jerusalém líderes do cristianismo, judaísmo e islamismo em oração pelo futuro da humanidade. O relatório destaca também o esforço de estudantes brasileiros para criar variado conteúdo em Libras sobre a Covid-19, de forma a levar informações de profilaxia e tratamento para a população com deficiência auditiva.

“Nossa área de inteligência analisa diariamente um grande volume de notícias, usamos isso para criar conteúdos contextualizados e relevantes para nossos clientes. Acontece que, nesse momento, com todo esse cenário imposto pela pandemia, observamos uma quantidade enorme de notícias negativas, o que nos trouxe o insight: Por que não montamos um report agrupando somente notícias e ações positivas ? Essa foi a forma que encontramos de evidenciar o protagonismo de algumas marcas e também levar uma mensagem de esperança. Sabe aquela velha história de ver copo meio cheio? É isso!”, diz João Victor Mateos, Business Intelligence da Newton.

Sobretudo, o relatório busca mostrar que, apesar de toda disrupção e incontáveis tragédias que enfrentamos hoje enquanto civilização – com todos os continentes da Terra afetados pela pandemia – com trabalho, solidariedade e respeito à ciência nós podemos ressurgir do trauma mais fortes, unidos e preparados para os próximos desafios.

O relatório completo da Agência Newton, com dados e fontes da pesquisa, está disponível na íntegra aqui.