JWT e Y&R são finalistas na concorrência de Santander

As agências JWT e Y&R são finalistas na concorrência de Santander. Há ainda duas etapas a serem cumpridas na concorrência. A primeira, que o Santander chama de “chemistry”, deve ser uma interação entre os profissionais do banco e os executivos das duas agências finalistas. A etapa final é a de negociação financeira, que, a exemplo do que já aconteceu em concorrências anteriores pela publicidade do banco, será feita pela Aquanima, empresa de compras do Santander.

No início de março, quando confirmou a concorrência através de um comunicado oficial, o banco disse que procurava agências “com vocação e reputação em planejamento e mídia”. Informou ainda que as participantes estão sendo remuneradas – caso raro na publicidade brasileira.

Na quarta-feira da semana passada, dia 21, foram feitas as apresentações à direção do banco das sete agências selecionadas para a disputa. Nesta ordem, se apresentaram: Talent Marcel, McGarryBowen, Y&R, Z+, Accenture Digital, FCB Brasil e J. Walter Thompson.

Na etapa já realizada, não houve apresentação de campanhas prontas – o que também não deve acontecer nas duas que ainda estão pela frente. Em 2016, o Santander investiu cerca de R$ 110 milhões em compra de mídia, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes. Na semana passada, o banco adotou uma nova identidade visual global, desenvolvida pela Interbrand.