A Romênia, que no momento está à frente da Presidência do Conselho Europeu, é infelizmente um país onde a discriminação de gênero persiste. As mulheres são muitas vezes percebidas como vulneráveis e não no topo da sua performance durante o período da menstruação – assim como em outros países. A simples suposição de que a mulher está menstruada é usada como um insulto. Além disso, na Romênia a menstruação é traduzida como “pe stop”, algo como “na parada”.
A ONG European Women Alliance baseada em Bruxelas – uma das mais ativas em relação ao empoderamento feminino e os valores europeus, está lançando na Romênia a campanha-manifesto #DoneOnPeriod. A campanha tem como meta combater o preconceito de que, durante a menstruação, a mulher está menos apta física e/ou mentalmente a tocar os seus projetos.
“Você está menstruada ou o quê?” é uma pergunta que provavelmente toda mulher romena já ouvi pelo menos uma vez na vida e esconde uma conotação ofensiva. A ideia é dar um fim a esse preconceito mostrando que as mulheres alcançam grandes realizações que exigem esforço, força e criatividade em qualquer fase do mês.
#DoneOnPeriod fala sobre o que as mulheres fazem de melhor, quando algumas pessoas pensam que elas estão em seu pior momento. Celebridades do entretenimento, cultura, esportes e mídia social se juntaram à campanha. Cada uma delas conta um momento de sucesso, uma realização que tiveram em um desses dias, convidado outras mulheres ao redor do mundo a dividir suas histórias também.
Ficha Técnica:
Agência – Publicis Romania
Cliente – European Women Alliance (Brussels-based NGO)
Chief Creative Director – Jorg Riommi
Executive Creative Director – Silviu Nedelschi
Group Creative Director – Albertina Coacci
Redator – Ruxandra Drilea
Diretor de Arte Sênior – Cristian Anton
Digital Experience Director – Alexandra Caciur
Celebrity PR – Monica Munteanu
PR Officer – Andreea Grigorea
A/V Producer – Camelia Efrimov
Produtora – Saga Film
Edição – Animotion