sábado, novembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosAEF-Brasil e TV Escola lançam game gratuito de educação financeira

AEF-Brasil e TV Escola lançam game gratuito de educação financeira

A AEF-Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil anuncia o lançamento de Tá O$$O, game de educação financeira, dirigido a crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos, que pode ser acessado gratuitamente pelo celular, nas plataformas Android ou IOS, ou em computadores por meio do link disponibilizado em www.vidaedinheiro.gov.br/ta-osso/.

Idealizada em parceria com a TV Escola, a ferramenta é um dos recursos mais aguardados da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, sob responsabilidade da AEF-Brasil. “O game é um dos eixos do Ecossistema Nacional de Educação Financeira. O objetivo é disseminar a temática da educação financeira entre estudantes, professores, gestores de educação e Organizações Não Governamentais, por meio do Edutainment, ou seja, aprender brincando, além de ampliar seu alcance a partir de tecnologias inovadoras”, destaca Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

A proposta do jogo eletrônico é estimular o adolescente a tomar decisões financeiras de forma consciente. O jogador pode customizar seu avatar com recursos relacionados à narrativa e experimentar situações que estimulem a tomada de decisão, com base em situações cotidianas e por meio de diferentes conceitos trabalhados na sala de aula. A ferramenta permite escolher entre cinco objetivos de vida, como cursar uma universidade ou se tornar um empreendedor.

“O game fala a mesma língua do adolescente e a ideia é que possa estimular sua reflexão sobre as escolhas que fazemos no presente e como elas impactarão no futuro”, comenta Claudia. Segundo a executiva, as pesquisas com o público-alvo elucidaram que recursos inovadores como os jogos eletrônicos são ideais para promover o engajamento. Com linguagem ilustrativa e dinâmica, o jogo trabalha os quatro pilares da educação financeira: consumo, poupança, planejamento e investimento.

Para Fernando Veloso, diretor geral da TV Escola, o game reforça a mudança de hábitos e o consumo consciente: “Tá O$$O é um projeto é desafiador, divertido e os conceitos de educação financeira são apresentados no decorrer da narrativa do jogo, de forma lúdica. Quanto mais o aluno joga e muda de fase, mais conhecimento adquire sobre como lidar com o dinheiro”, comenta o executivo, que esclarece que o jogo mostra a importância da pesquisa de preços, poupança, investimento, controle, seguro e trabalho, entre outros assuntos, sem perder a descontração.

Artigos relacionados

Novidades