segunda-feira, novembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasAgência NBS anuncia criação da SoMa, área de marketing social

Agência NBS anuncia criação da SoMa, área de marketing social

Em 2012 a nbs criou o primeiro negócio voltado para impacto social de uma empresa do ramo publicitário: a nbs rio+rio. Passados seis anos de trabalho de campo nas favelas do Rio e aprofundamento sobre o tema, a agência decidiu expandir seu território de atuação e está lançando a nbs SoMa – Social Marketing.

O novo departamento vai desenvolver e implementar projetos que promovam impacto positivo nas periferias das grandes cidades brasileiras, começando com projetos em São Paulo e Manaus. Na nbs SoMa, todos os projetos vão seguir a mesma orientação: precisam produzir alguma transformação na realidade dos moradores e, ao mesmo tempo, precisam gerar retorno financeiro e/ou reputação para as marcas envolvidas.

“Nós acreditamos que a relevância das marcas está diretamente relacionada à sua capacidade de transformar a vida das pessoas e as favelas e periferias do país são territórios pujantes e repletos de oportunidade para essas transformações. Temos trabalhado com esse princípio há alguns anos. Erramos, acertamos, aprendemos muito e estamos prontos para crescer e levar essa ideia para outras cidades do país”, explica Aline Pimenta, diretora de marketing social da agência.

Com um trabalho reconhecido e admirado por moradores de diversas comunidades da cidade do Rio e iniciativas como o Projeto Favelagrafia, que ganhou projeção mundial e mudou a vida de jovens fotógrafos de nove favelas, a nbs rio+rio foi responsável por desenvolver um novo jeito de pensar e implementar projetos. Neste período, dezenas de projetos foram para a rua com clientes como O Boticário, Nike, Globosat (Gloob), Asics, Sanofi, Aegea, entre outros. Também foi através da nbs rio+rio que o economista bengalês Muhammad Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, visitou o Santa Marta e conheceu alguns projetos idealizados e realizados por empreendedores brasileiros de favela.

A nbs SoMa seguirá o mesmo modelo da nbs rio+rio, mas agora com uma abrangência nacional. Um dos objetivos da agência é liderar a discussão sobre a questão das periferias e o papel das marcas em processos de transformação social.

“As periferias brasileiras continuam muito fora do radar das marcas. São locais com enorme potencial, mas com demandas também gigantes. A nbs SoMa acredita que as empresas podem – e devem – ter um papel ativo no preenchimentos destas lacunas. Felizmente, entramos numa era onde a capacidade de produzir impacto social positivo vai ser cada vez mais um indicador fundamental de sucesso do desempenho de uma empresa”, finaliza André Lima, co-CEO da nbs e responsável pelo projeto na agência.

Os projetos da nbs SoMa podem ser viabilizados por meio de verba direta ou com verba incentivada.

 

Artigos relacionados

Novidades