Criado pela revista “O ABC da Comunicação”, mídia segmentada que cobre o mercado publicitário da região, o Prêmio ABC da Comunicação chega à sua 4ª edição, superando números dos anos anteriores. O número de cases inscritos aumentou em relação ao ano anterior, com 36 agências envolvidas no evento, um crescimento de 40% de adesão das agências de comunicação.
Para Luciano Bonetti, publisher da revista e organizador do prêmio, o aumento de participação das agências de comunicação é importante para revelar o que é produzido na região. “Desde a inauguração da revista, catalogamos cerca de 400 agências das mais diversas áreas comunicação na região do Grande ABC, e essas empresas sempre tiveram pouco espaço na grande imprensa do trade da comunicação por serem agências regionais. O nosso trabalho é voltado para mostrar ao mercado que as agências daqui têm a mesma competência de empresas da capital”, comenta.
Vivian Ferreira, diretora da agência Go!, comenta que a premiação é importante para fatores internos e externos para as agências. “Participamos na primeira edição, pois fui indicada como ‘Melhor Profissional de Atendimento’ e ganhei. Em 2015, inscrevemos alguns cases e também saímos com vários prêmios. Tudo isso é importante pois traz à equipe uma sensação muito positiva, um novo ânimo a todos. E para o mercado acaba refletindo o reconhecimento, a repercussão foi tão positiva que atraiu novos clientes para agência. Neste ano, estamos com cases concorrendo e na torcida para trazer mais prêmios”.
O evento tem auxiliado as empresas também a perceberem força em determinados segmentos, como é o caso da agência Canna, que recebe ouro todos os anos na categoria “B2B”. “O prêmio tem mostrado a nós mesmos o valor do nosso trabalho. Sempre atuamos muito no segmento B2B, e vencer, por três anos seguidos, nesta categoria, nos mostra que realmente estamos no caminho certo”, comemora Wiliam Comissário, Diretor de Novos Negócios da agência.
Quem também comemora o envolvimento com o evento é a agência Chairô, que participou pela primeira vez em 2015, e recebeu três prêmios, dentre os quatro cases inscritos. “Recebemos dois prêmios em ‘Melhor Branding” e um em ‘Melhor Embalagem’. Neste ano, temos 10 cases concorrendo em diversas categorias, além de termos nossa social media concorrendo como melhor profissional do setor”, avalia Rodolfo Lazaro.
O palco do prêmio também já foi motivo para anunciar ao mercado a fusão de algumas empresas, como é o caso da agência Insane. “Durante a segunda edição, anunciamos a nossa fusão e a criação da Insane. Escolhemos o evento para contar a novidade, pois é o maior prêmio regional de comunicação e momento onde estariam formadores de opinião e nossos colegas de mercado. Na última edição, ganhamos como ‘Agência do ano’, pelo maior número de prêmios recebidos, e isso, com certeza trouxe uma imagem ainda mais positiva para nossa empresa”, lembra Isaac Ramiris Zetune, sócio diretor da Insane.
A imagem do evento tem crescido tanto que empresas que participam pela primeira vez estão confiantes e inscrevendo diversos cases, como é o caso do Estúdio.Labomba, especializado em ilustrações. “É a primeira vez que participamos. Ficamos muito contentes em saber que nosso diretor de arte, Maurício Ribeiro, foi indicado como ‘Melhor Profissional de Criação’. Inscrevemos 15 cases, em diversas categorias e estamos confiantes. Queremos mostrar nosso trabalho ao mercado e concretizar boas parcerias com as agências”, comenta André Mendes, sócio diretor do estúdio.
Os jurados convidados para avaliar os cases inscritos são nomes importantes da comunicação de São Paulo e professores de universidades, somando mais de 60 profissionais envolvidos com a avaliação dos trabalhos.
A edição do prêmio também trará novidades ao público, como a participação do Barfômetro, ação em que duas modelos vestidas de policiais fazem teste de nível alcoólico nos participantes de forma divertida. O evento também contará com um coral de 3ª Idade cantando jingles publicitários, além do tradicional show ao final da premiação.