A Terruá alcançou um marco expressivo no AMPRO Awards 2025, uma das principais premiações do Live Marketing no Brasil, ao conquistar 10 troféus – 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes – por projetos desenvolvidos para o Banco do Brasil e para o Ministério da Cultura. A cerimônia reconheceu os melhores do setor na noite do último dia 24 de novembro, em São Paulo.
O destaque foi o TechBack BB, que garantiu o Ouro em Transformação Criativa de Negócio. A iniciativa inédita do Banco do Brasil reinventou o descarte de lixo eletrônico ao criar o “cashback ao contrário”: o público entregava aparelhos sem uso e recebia recompensas pelo descarte correto. Em cinco dias de festival Rec N Play, no Porto Digital do Recife, o projeto mobilizou 492 participantes, recolheu 4.242 itens eletrônicos e somou 2,2 toneladas de resíduos, estabelecendo um recorde mundial de logística reversa em eventos.
Os resultados ambientais reforçaram o impacto da ação liderada pela Terruá: 900 mil litros de água economizados, 22,51 barris de petróleo poupados e 645,59 kg de CO₂ evitados, além da recuperação de metais valiosos e da destinação correta de itens com metais pesados. No eixo social, equipamentos em bom estado foram doados a instituições e itens com defeito foram utilizados em treinamentos para jovens na área de tecnologia. A iniciativa gerou ampla repercussão nacional, incluindo reportagem exibida no horário nobre da Globo, consolidando o Banco do Brasil como referência em inovação sustentável e liderança ESG. O case ainda conquistou Prata em Lançamento de Produto ou Serviço e Bronze em Campanha para ONGs e Entidades Públicas.
O segundo Ouro da Terruá foi anunciado pela ação na 14ª Bienal da UNE, para o Ministério da Cultura, premiada em Experiência de Marca de Baixo Custo em Eventos. Com cenografia exclusiva, ativações digitais e diferentes expressões artísticas, o espaço do MinC no festival integrou informação e entretenimento em uma linguagem alinhada ao público jovem e ao ambiente cultural do Recife.
Outro trabalho de grande repercussão foi A Gente se Importa, também para o Banco do Brasil, que rendeu duas Pratas (Ativação de Patrocínio e Experiência de Marca em Ativações) e dois Bronzes (Campanha para ONGs e Entidades Públicas e Construção de Marca).
Durante o G20 no Rio de Janeiro, a Terruá transformou a presença do BB no evento por meio da Árvore BB, uma instalação interativa equipada com IA generativa treinada com os ODS da ONU, a Agenda 30 do banco e documentos preparatórios do G20. A escultura convidou o público a sugerir ideias para um futuro mais sustentável: em apenas três dias, mais de 3 mil pessoas participaram, resultando em 1.700 ações práticas compiladas no livro colaborativo A Gente se Importa. O projeto teve apoio de organismos internacionais e alcançou mais de 3,5 milhões de pessoas, com 1,8 milhão de visualizações do livro digital.
Entre os demais reconhecimentos, a Terruá recebeu prêmios para projetos do Ministério da Cultura na categoria Experiência de Marca de Baixo Custo em Eventos. O case Espelhos do Cinema Brasileiro – Arranjos Regionais levou Prata por valorizar o cinema nacional e ampliar a presença da produção audiovisual fora do eixo tradicional. Já o projeto Game é Cultura, apresentado na Gamescom Latam 2025 para fomentar o reconhecimento dos games como expressão cultural, levou Bronze.
“O resultado no AMPRO Awards reflete a parceria construída com clientes que confiam na nossa capacidade de ir além do óbvio. Banco do Brasil e Ministério da Cultura nos desafiam a inovar e ampliar o papel do Live Marketing no diálogo com a sociedade. Esses troféus são a prova de que colaboração, visão e criatividade geram impacto real.”, afirma Martha Letícia, sócia da Terruá.
Especializada em Comunicação em diferentes direções, a Terruá atua desde 2013 na criação e execução de projetos de Live Marketing. Entre seus clientes estão Banco do Brasil, Embratur, Hospital Israelita Albert Einstein, BB Seguros, BB DTVM, DASA, Apex, MinC, OEI e outros grandes nomes do mercado. agenciaterrua.com.br
