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Programmatic Day debate Inteligência Artificial e futuro da Mídia Programática

O primeiro dia do Programmatic Day, evento proprietário da ADSPLAY, realizado no São Paulo Expo, em São Paulo, trouxe para o palco profissionais especializados do ecossistema da Mídia Programática para debater o futuro da tecnologia e os avanços trazidos pela Inteligência Artificial. 

 

O evento começou com a apresentação de Edu Sani, CEO da ADSPLAY. O executivo explicou como a inteligência artificial está mudando a Mídia Programática, acelerando tarefas que poderiam demorar muito mais quando feitas por humanos. Ele usou como exemplo uma campanha com 163 variáveis de segmentações que demandaria cerca de 13 mil otimizações de criativo. Para fazer isso, uma pessoa levaria 221 horas, o que equivale a 9 dias sem parar ou 27 dias trabalhando 8 horas por dia. Com a programática, a ferramenta faria em 36 horas. “A gente nunca vai conseguir vencer a tecnologia, por isso a gente tem que usá-la a nosso favor”, disse.

 

Sani ainda citou algumas tendências que devem ser vistas em breve na Mídia Programática, como a entrada das TVs abertas como parte do inventário e os QR Codes no céu, usando drones.  

 

O tema da IA foi um dos que mais esteve em discussão. Alexandre Kavinski, CMO da i-cherry, apresentou uma linha do tempo com a história da tecnologia na publicidade, até chegar aos dias de hoje. “É um mercado cada vez mais complexo, com uma infinidade de canais. É muito difícil o controle humano dar conta, por isso precisamos de máquinas”, falou. Ele contou que, na i-cherry, um cliente grande precisava de 20 profissionais de mídia dedicados, quando ele iniciou na agência, em 2015. Hoje o mesmo trabalho precisa de apenas 2 pessoas fazendo gestão de mídia.

 

No primeiro painel da tarde, “IA na prática: como dar um upgrade no seu plano de mídia”, Bruno Campos, CEO da Pixel Roads; Fernando Souza, CEO da FS Consultoria e Fernanda Bicalho, Senior Business Development Manager da Yandex Ads; mostraram alguns usos da IA no dia a dia, como a própria apresentação deles. Os publicitários destacaram como essas ferramentas podem potencializar os resultados, mas que o trabalho humano é essencial. “As coisas têm sensores. Esse negócio de aprender, não é como no humano. A gente esquece. A IA não. Ela vai lembrar tudo o que aprender uma vez só”, explicou Campos. 

 

Pyr Marcondes, Senior Partners, Marketing and New Business Director da Pipeline Capital Group, também falou sobre o impacto da Inteligência Artificial da Mídia Programática, com algoritmos dinâmicos, segmentação e personalização aprimoradas, otimização em tempo real e mapeamento aprimorado da jornada do cliente, também como a blockchain deve mudar o jogo completamente, em cerca de dois ou três anos. “Ela traz transparência. Nunca teve qualquer possibilidade de ter esse nível de controle. O que está na blockchain é imutável e altamente seguro”, explicou. 

 

Bebeto Pirró, Advertising Director do UOL, apresentou a palestra “Desafios e Oportunidades na Mídia Programática” e mostrou que 1 a cada 10 dólares do digital é gasto com sites inexistentes, os chamados Made For Ads Websites. a sugestão do executivo é se concentrar nos sites conhecidos. “Trabalhar mais wishlist e menos blocklist. Se você comprar as 500 primeiras URLs da ComScore, não vai perder nada. Um relatório de 40 mil URLs ninguém abre. Exijam transparência em todas as pontas. Cobrem suas agências, suas equipes de performance e de marketing, dessa forma vocês evitam fraudes”, falou.

 

Com patrocínio de Jones, Pixel Rods, AfiliAds, Flix Media, JoinAds e Seedtag, o Programmatic Day continua nesta quinta (26 de setembro), no São Paulo Expo, dentro da Digitalks Expo.

 

SERVIÇO

2ª edição do Programmatic Day

25 e 26 de setembro de 2014

Das 8h às 18h

São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo-SP)

Saiba mais: adsplay.com.br/programmatic-day

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