O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, informa que a organização do evento lançou na última semana a quinta edição do Cannes Chimera, competição de criatividade que identifica abordagens de comunicação inovadoras para ajudar a solucionar problemas de desenvolvimento global. O desafio convoca profissionais de criação, planejadores e agências do mundo todo a proporem conceitos de comunicação que possam engajar o público a dar suporte a uma agenda internacional para extinguir a pobreza extrema até 2030.
Este ano, o tema para a competição consiste no desenvolvimento de ativação de marca única para a plataforma “Global Citizen” (Cidadão Global). O objetivo é atrair grande atenção do público para a discussão e criar uma onda de adesões à campanha, por meio de e-mail e Facebook.
O Global Citizen, que recentemente lançou a campanha “Unlock your power” (em tradução livre, “Libere o seu Poder”) para expandir sua comunidade global, criará uma plataforma global para que as pessoas possam compartilhar, comunicar e agir sobre questões que afetam os menos privilegiados do mundo.
Apoiado por ONGs e um grupo diversificado de parceiros corporativos, a plataforma fornece novas maneiras para as pessoas compreenderem e acompanharem questões com as quais se preocupam, desde igualdade de gênero e saúde à água e saneamento. Por meio de conteúdo, campanhas e eventos, como shows e comícios, o Global Citizen fornece às pessoas uma maneira simples e fácil de usar a sua voz para apoiar a mudança global. A ideia tem como base o desejo das pessoas se conectarem e sua paixão para fazer o bem, e mostra a elas como suas ações fazem a diferença ao redor do mundo.
“Ser capaz de envolver a indústria global de comunicações para emprestar sua criatividade para uma campanha tão interessante como o Cidadão Global é muito especial para nós. É um projeto de grande escala, inovador e com uma ambição incrível: transformar milhões de nós em cidadãos globais que estão dispostos a tomar medidas para ajudar as pessoas que vivem nos países mais pobres do mundo a construir uma vida melhor para si mesmos”, comentou Philip Thomas, CEO do Lions Festivals.
“Sabemos que existem milhões de pessoas lá fora que estão dispostas a apoiar questões de desenvolvimento global, mas elas não sabem como, nem por onde começar. O ‘Cidadão Global’ proporciona fórum pelo qual as pessoas podem desbloquear o seu poder social e tomar medidas sobre estas questões críticas, mas precisamos de formas criativas para construir a consciência da plataforma. Estamos entusiasmados com a oportunidade de parceria com a comunidade do Cannes Lions para compartilhar esta oportunidade com o mundo”, disse Hugh Evans, CEO do The Global Poverty Project (em tradução livre, “Projeto Global contra a Pobreza”).
A inscrição para a competição é gratuita e consiste em preencher um formulário de apresentação de uma página. As inscrições encerram no dia 27 de maio. Um máximo de três vencedores serão escolhidos, cada um recebendo um contrato U$ 150 mil para transformar a sua ideia de ativação uma realidade. Todas as ativações devem então ser executadas entre julho e setembro de 2015. O brief completo e as regras da competição estão disponíveis em www.canneschimera.com/challenges/2015/brief.