A Cartago, marca de calçados do universo casual, lançou uma campanha para o São João 2024, a maior festividade do calendário nordestino, comemorado durante todo o mês e que atrai milhares de pessoas de todo o Brasil. A ação “Viva o São João” conta a conexão de três influenciadores regionais com a tradicional festa. A ação foi criada pela agência Batuca em parceria com a WGO Comunicação.
Com foco nas redes sociais e mídias digitais, a campanha traz uma collab da marca com os influenciadores Gidé, de Campina Grande (PB), artista especializado em ilustrações e xilogravura; Perron Ramos, de Recife (PE), que compartilha sua arte e rotina nas redes sociais; e Netto, de Caruaru (PE), referência em dicas de restaurantes, eventos e viagens na cidade. A Cartago deu aos três a missão de compartilhar as histórias e produzir os conteúdos, que serão “amarrados” por meio da hashtag oficial da campanha (#vivaosaojoao), com a presença dos calçados e suas inúmeras possibilidades de combinações para curtir o período.
“É uma honra e grande satisfação para a Cartago retratar uma cultura muito rica e relevante como a festa de São João por meio de personalidades locais que irão criar conteúdos autênticos conectados com a nossa linha de calçados do universo do lifestyle casual”, comenta Alexandre Reis, Gerente de Marca e Comunicação da Cartago.
A Festa de São João no Nordeste é um fenômeno cultural e reúne danças, culinária e música típica da região. É considerada a maior do mundo, não apenas em estrutura, mas também em tempo de realização – em Caruaru (PE), por exemplo, chega a 72 dias ininterruptos.
Em Campina Grande (PB), por sua vez, a alcunha de “Maior São João do Mundo” é um título oficial, concedido pelo Ranking Brasil, em 2022. Os motivos são diversos, como o número de dias e tempo de existência, tendo completado 40 anos em 2023. Para este ano, a expectativa é de que 3 milhões de pessoas passem pelo evento, 20% a mais do que no ano passado.
Caruaru tem como marca registrada as comidas gigantes, como os maiores pé-de-moleque, pipoca, arroz doce, cozido de milho e chocolate quente do mundo, além do mungunzá gigante. Em 2023, foram mais de R$ 623 milhões movimentados e mais de 15 mil empregos diretos criados, segundo a prefeitura local.