A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), reafirma seu compromisso com a disseminação das boas práticas de marketing e comunicação e o fortalecimento do setor fincado no marketing responsável, ao doar um valioso acervo de livros e guias de boas práticas editados pela entidade nos últimos seis anos, à Biblioteca da Fundação Dom Cabral. Os quase 40 guias publicados pela ABA têm como sponsor, em sua maioria, os Comitês e GTs da entidade. Os livros doados foram publicados em parceria com a Editora Leader.
As publicações abordam tendências e refletem os desafios e pautas urgentes que integram as estratégias de marketing dos anunciantes diante das transformações do mercado e do consumidor, como o avanço do digital, o uso responsável de dados, as novas tecnologias, como IA, a reputação das marcas, liderança, advocacy, ESG, diversidade, equidade & inclusão, além de estratégias de marketing & comunicação, e mídia.
A parceria entre a ABA e a Fundação Dom Cabral é um marco significativo, unindo duas instituições comprometidas com a ética, a excelência e a inovação. “A FDC é uma das mais importantes escolas de negócios do Brasil, foi onde cursei meu MBA e onde grandes lideranças do mercado se capacitam e moldam suas carreiras. Ter a FDC como uma associada da ABA é um imenso orgulho para nós e essa parceria focada no compartilhamento de conhecimento é essencial para o avanço contínuo de nossa indústria e para que possamos construir juntos um marketing cada vez mais ético, transparente, responsável, diverso, sem deixar de lado a eficácia, a inovação e a criatividade”, afirma Sandra Martinelli, CEO da ABA.
A ABA tem o compromisso de munir seus associados e o mercado com as boas práticas globais, alinhadas à WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e à qual é filiada e membro de seu Comitê Executivo há nove anos, representada por Sandra Martinelli. Faz parte do DNA da entidade, antecipar tendências e trazer luz à desafios que estão no dia a dia dos profissionais de marketing diante das transformações do mercado, da sociedade e do comportamento do consumidor, que impactam não somente as estratégias das marcas, como também as carreiras dos CMOs e profissionais da área, que vêm passando por constantes desafios nos últimos anos.
Somente nos últimos seis anos, a entidade publicou mais de 11 guias que abordam práticas de ESG e DE&I, além de temáticas como IA, TV Conectada, Procurement, Brand Safety, LGPD, dentre outros. Dentre as obras, se destacam “Reputação – os consumidores compram reputação e não produtos”, de 2021, “Reflexões – Diversidade & Inclusão”, de 2022, “Conectados – Por dentro do Brand Safety”, de 2022 e “Advocacy ABA: Defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”, de 2023.
“Tanto os guias como os livros publicados pela ABA oferecem uma visão abrangente e aprofundada sobre o cenário atual e o futuro do marketing e da publicidade, sempre pautados pelo marketing responsável, valor que a ABA propagada em suas iniciativas. Muitos dos livros, além de serem assinados por Sandra Martinelli e por mim, trazem como coautores, lideranças C-level de marcas reconhecidas globalmente, associadas da entidade e é de extrema relevância levar essa perspectiva dos anunciantes aos alunos da Fundação Dom Cabral, podendo contribuir ainda mais para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado”, completa Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.
A Biblioteca da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação, é reconhecida por sua qualidade e abrangência, e agora conta com um acervo enriquecido que beneficiará estudantes, pesquisadores e profissionais em busca de insights e soluções para os complexos desafios do mundo dos negócios. “A parceria da FDC com a ABA tem gerado ações muito relevantes às nossas instituições e, em especial, a contribuição com o acervo das nossas bibliotecas é muito valiosa, pois amplia nossa diversidade de fontes de informação e de pesquisa nas disciplinas de marketing, tão presentes nos programas de desenvolvimento da Fundação Dom Cabral.”, reflete Daniel Aguado, Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da FDC.
A iniciativa faz parte do propósito da ABA, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade” e reflete o compromisso da entidade em apoiar a formação e capacitação de profissionais que impulsionam a inovação e o crescimento econômico em todo o país. “Esperemos que as obras da ABA sejam amplamente utilizadas e contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e a formação de líderes empresariais preparados para os desafios do futuro”, discorre Sandra Martinelli.
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