Seguindo sua estratégia agressiva de crescimento inorgânico, o Brivia Group acaba de fechar a quarta aquisição em cinco anos. Consolidada como um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, a holding anunciou a compra da Peppery — agência digital especializada em CRM (Customer Relationship Management). Com essa operação, será superada a marca dos 500 colaboradores, com uma projeção de chegar a R$ 250 milhões em receita anual até 2025.
O movimento intensifica a busca pela posição de maior grupo independente do setor na América Latina. A Peppery se une às outras marcas do conglomerado, composto por Brivia, Dez, A2C e Heads. A agência continuará atuando com autonomia, e seus três sócios — Luís Maia (CEO), Henrique Rojas (CSO) e Filipe Faro (CDO) — seguirão em suas posições de liderança. O processo foi conduzido pelos escritórios CMT, pelo lado da Brivia, e GVBG Advogados, pela Peppery.
“Essa compra, assim como as anteriores, se enquadra na nossa tese de M&A. Nos tornamos um ecossistema de empresas de marketing e tecnologia, o que pressupõe uma visão completa de oferta”, explica o CEO do Brivia Group, Marcio Coelho. “Tínhamos como objetivo fortalecer o chapter de CRM, considerando a demanda atual e as perspectivas de expansão. A Peppery é especialista nisso e possui uma carteira importante, onde há espaço para entrar com outras expertises do grupo. Tudo isso fortalece nosso propósito, que é transformar as marcas de nossos clientes nas marcas que os clientes desejam”, complementa. Ele acrescenta que, no momento, já há outros negócios em análise para aquisição.
Marcio detalha que a agência tem potencial de representar até 20% dos negócios do grupo até 2025. “Há uma complementaridade grande de competências. Temos, também, diversas semelhanças, como uma autêntica cultura data driven. E um dos elementos que nos fez decidir pela Peppery foi seu time de lideranças, que constitui um verdadeiro ativo. Nesta nova fase, eles terão um papel decisivo não só em comandar a operação, como em auxiliar na jornada de crescimento”, pontua.
Aumento da capacidade estratégica e operacional
Fundada em 2010, a Peppery sempre atuou em comunicação com base em dados. Não à toa, com o passar do tempo, foi agregando expertises e se firmou como referência no país em CRM, atuando em toda a jornada do consumidor, sempre com um olhar voltado aos negócios.
“Quando falamos em CRM, temos que nos desprender daquela visão simplista sobre ferramentas e disparo de e-mails. CRM é sobre se conectar com o seu consumidor da melhor forma possível dentro das mais diferentes jornadas. E isso traz um trabalho forte de dados, conteúdo, criatividade e mídia”, atesta Filipe Faro, sócio e CDO da agência.
Segundo o CEO Luís Maia, fazer um M&A não estava no horizonte da Peppery. “Mas, desde a primeira conversa, percebemos que havia uma sinergia total de valores e visão de mercado, o que acaba virando também uma sinergia operacional. A Brivia é um grupo de comunicação moderno, ancorado em tecnologia e com uma perspectiva que foge do mais do mesmo. E isso vale para a visão de negócio, processos, soluções e até para a sistemática de trabalho. Juntos, ficamos mais fortes e completos”, revela.
Sediada em São Paulo, a empresa possui clientes em todo o país e dos mais diversos segmentos. Atende marcas como Copa Energia (Copagaz e Liquigás), Grupo SEB (Arno e Rochedo), Pluxee, CredSystem (Cartão Mais!) e Energisa — que também faz parte da carteira da Heads. Desde 2020, cresceu 50% tanto em faturamento como em equipe. Ao todo, são mais de cem colaboradores, que seguem a cultura nômade, tal como o Brivia Group.