Com o objetivo de incentivar o lado criativo dos jovens da geração Z a partir dos produtos das linhas Fine Pen e Grifpen, a Faber-Castell acaba de lançar a campanha “Assuma o Risco”, idealizada pelo A-Lab, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, em parceria única com TikTok. Nas redes sociais, a marca pretende desafiar os jovens a saírem da zona de conforto com filmes digitais curtos e creators de diferentes segmentos na plataforma.
A campanha intitulada “Assuma o Risco” foi toda pensada em trazer a estética e o formato do TikTok. Com as canetas Fine Pen e marca textos Grifpen, as cenas retratam diferentes situações em que pessoas assumem riscos que os levam ao sucesso. Desde um casal de adolescentes apaixonados que vive diversas aventuras juntos, até um jovem que sonha em ser estilista e tem a sua criação conhecida em todo o mundo.
O vídeo também mostra uma adolescente fã de k-pop, onde os papéis se invertem e ela mesma se torna uma idol, além de uma estudante fazendo um bullet journal que, em seguida, veste uma beca para celebrar sua formatura. O filme hero, de 45”, também terá 4 pílulas de 15” cada, para divulgação nas redes sociais da marca, como Instagram, Youtube, Twitter, Pinterest e Facebook.
A campanha foi idealizada em parceria com o TikTok e consiste na entrega de conteúdos TikTok First por meio de uma curadoria única para o projeto e necessidades da Faber-Castell. Neste formato, a própria plataforma realiza a ponte com os criadores de conteúdos e marca, envolvendo seu time de projeto para uma execução personalizada entre TikTok, marca e creators. Ao todo, serão 10 criadores de conteúdo com diferentes focos de segmento para explorarem o conceito da campanha “Assumir o Risco”, cada um dentro de seu nicho.
“Com a campanha ‘Assuma o Risco’ e nossos produtos Fine Pen e Grifpen, queremos encorajar os jovens a exercerem sua liberdade criativa, adotarem uma abordagem disruptiva e a criarem soluções inovadoras para seus desafios. Assim, pensamos em vídeos divertidos e dinâmicos, que são a cara da geração Z”, afirma Flavia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell.
Como ação especial dentro da campanha, foi criada uma dinâmica gamificada para encorajar a geração a assumir o risco com cards que apresentam pequenos desafios. Depois de aplicar o conceito da campanha em diferentes formas, a marca convida o público a viver uma experiência prática e lúdica com cards divididos em quatro temáticas: Criatividade, Experiência, Relações e Seus Riscos. Essa ação representa a forma da materialização do que seria ‘Assumir o Risco’ com Faber-Castell levando a criatividade ao máximo.
“A coragem é o primeiro passo para viver seja qual for a criatividade. Tudo sai de um planejamento, de um pensamento inicial em uma folha em branco, que se torna real em algum momento com cores e movimentos”, explica Ronaldo Martins, CEO do A-Lab.
Confira a campanha veiculada no TikTok: https://www.tiktok.com/@faber_castell_br/video/7264548710913150213
Ficha Técnica:
Filme: Assuma o Risco
Cliente: Faber-Castell
Aprovadores cliente: Flávia Giordano, Marcelo Vecchi, Mariele Borges e Juliana Daspett.
Agência: A-LAB
Atendimento: Gabriela de Carvalho e Camila Maciel
Estratégia: Natália Radwanski
Criação: Henrique Galvão, Arthur Almeida, Aruã Vieira e Felipe Latgé
Produção: Teca Vilaça e Ricardo Alievi
Produtora: Butterflies In The Stomach
Estúdio de ilustração: Studio Casa Nova