“Mussum, o Filmis” e “Uma Família Feliz” foram indicados para a mostra competitiva Longas-Metragens Brasileiros e “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta” para a categoria Longas-metragens Documentais da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Os três longas são coproduzidos pela Globo Filmes. O evento vai ocorrer de 11 a 19 de agosto, no Palácio dos Festivais, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Dirigido por Sílvio Guindane e roteirizado por Paulo Cursino, “Mussum, o Filmis” narra a trajetória de vida de Mussum para além d’Os Trapalhões e do que o grande público conhece. O humorista será vivido por Ailton Graça. Baseado no livro “Mussum Forévis”, de Juliano Barreto, o longa tem produção da Camisa Listrada, coprodução Globo Filmes, Globoplay, Telecine e Panorama Filmes, além de distribuição da Downtown Filmes.
No thriller “Uma Família Feliz”, com direção de José Eduardo Belmonte, argumento e roteiro de Raphael Montes (“Bom Dia, Verônica”), que também é diretor assistente, Grazi Massafera interpretará Eva, que é acusada pela sociedade de ser a principal suspeita dos estranhos acontecimentos que envolvem suas duas filhas gêmeas e seu filho recém-nascido. Reynaldo Gianecchini também protagonizará o filme e será o marido da personagem de Grazi. O filme é produzido pela Barry Company, coproduzido pela Globo Filmes e Telecine, e distribuído pela Pandora Filmes.
Já o documentário “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta”, dirigido e roteirizado por Marise Farias, filha de Roberto, retrata a vida e obra do diretor de cinema e televisão, que conquistou um diálogo direto com o público através de sucessos como “O Assalto ao Trem Pagador” (1962), a trilogia com o cantor Roberto Carlos (1968 a 1971) e “Pra Frente Brasil (1982)”. Roberto Farias trabalhou na área durante sete décadas e reconhecia a importância do audiovisual na formação e defesa da identidade nacional. O longa é coproduzido pela Globo Filmes e GloboNews e produzido por Dona Rosa Filmes.
“Mussum, o Filmis” e “Uma Família Feliz” chegam aos cinemas ainda este ano e “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta” tem previsão de estreia para 2024.