O desmatamento da Amazônia aumentou 14% em março de 2023. O número é o terceiro maior para o mês desde o começo da série histórica em 2016, de acordo com o INPE (Agência de Pesquisa Espacial). Porém, mesmo com a divulgação de dados como esse, o desmatamento ainda é um problema distante para a maioria das pessoas. E é exatamente para ampliar a conscientização em torno do tema que a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, lança o Projeto Verde Amazônia, idealizado pela agência VMLY&R.
Para conectar a população com essa causa, a marca decidiu usar a sua especialidade: as cores. Utilizando dados do INPE, a Coral desenvolveu uma tecnologia que traduz dados, notícias e prognósticos da preservação da Floresta Amazônica em cor, alterando a tonalidade do verde de acordo com essas mudanças. Se as taxas de desflorestamento e as notícias negativas sobre o assunto aumentam, por exemplo, o tom fica menos esverdeado. Já o efeito contrário produz uma tinta com maior porcentual de verde. Essas nuances de tonalidade podem ser acompanhadas diariamente pelo hotsite https://www.lojacoral.com.br/verdeamazonia e vão gerar, a cada semana, um cruzamento desses dados com uma cor verde da Tintas Coral.
“O desmatamento na Amazônia provoca o desequilíbrio de todo o planeta, colocando em risco a nossa biodiversidade e a qualidade de vida das futuras gerações. Ainda assim, muitas pessoas não conseguem se envolver com a causa, porque vivem em grandes centros e se sentem distantes dessa realidade. Essa nova ação é inovadora e leva a discussão sobre o tema, literalmente, para dentro de casa”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marketing e Cor para Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Ao acessar o site https://www.lojacoral.com.br/verdeamazonia é possível navegar pelas variações de tonalidades das últimas semanas e meses. As versões do verde da Amazônia de anos anteriores também estão disponíveis, sendo possível chegar até a variação da cor em 1988. “Uma das coisas mais incríveis desse projeto é que estamos aproximando as pessoas da Amazônia através de um produto da Tintas Coral, um dos nossos principais clientes. Dados viram cores e essas cores podem virar conscientização sobre o que está acontecendo com o meio ambiente”, disse Sleyman Khodor, CCO da VMLY&R Brasil.
Nos próximos meses, a Coral vai compartilhar em suas redes sociais conteúdos que informam sobre as mais recentes iniciativas de preservação da Amazônia, para amplificar ainda mais o movimento de conscientização ambiental.
Confira o vídeo:
Ficha Técnica
Agência: VMLY&R
Cliente: Akzo Nobel Ltda
Título: Verde Amazônia
Product: Tintas Coral
CCO: Sleyman Khodor, Rafael Pitanguy
ECD: Beto Rogoski
Diretor Criativo: André Barreiros
Diretor de Arte: George Moro, Marcos Lee
Redatores: Fábio Sá, Bruno Tessari, Marcelo Felício
Atendimento: Leo Balbi, Paula Americano, Bárbara Sarri de Andrade
PR: Paula Ganem, Gabriel Grunewald e Ana Carolina Cesario
Planejamento: Sumara Osório, Marcelo Bergonzoni, Guilia Camargo
Fotografia: Guto Seixas
Head de Produção: Nicole Godoy
Produção: Anderson Rocha, Guilherme Rodrigues, Vivian Moraes, Lilian Destefani, Raphaela Valentim
Technology Services: Ação
Produtora: Bend’Leve Film Content/ VMLY&YR
Diretor: Beto Baptista
Produtores Executivos: Bruno Henrique BHS, Antonio Lopes
Diretor de Fotografia: Danilo de França
Edição: Paulo Silva
Animação: Gustavo Scatena
Pós-produção: VMLY&R
Estúdio de som: Vox Haus
Produtores de Som: Matheus Gugelmim, Guilherme Barros, Daniel Dalla corte