De acordo com o Instituto Trata Brasil, o País perde diariamente cerca de 38% de água tratada antes de chegar às torneiras dos consumidores, devido a vazamentos, roubos e falhas na infraestrutura. Além disso, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o consumo médio de água por pessoa no Brasil é de 154 litros por dia, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um consumo máximo de 110 litros por dia para garantir as necessidades básicas de uma pessoa.
Pensando em ampliar a conscientização sobre o consumo de água, a marca Finish vai lançar uma campanha para o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A marca líder em detergentes para lava-louças vai gerar conversas sobre como a adoção da máquina de lava-louças pode tornar nossa rotina mais sustentável. A ação, focada no TikTok, será realizada em parceria com os influenciadores @deliciasdaeleni, @elizianeberberian, @diasdejulia e @3decorando, que costumam abordar temas relacionados à vida doméstica, práticas sustentáveis para facilitar a rotina e curiosidades para aqueles que estão em um momento de reformar ou trocar de casa, tem alto engajamento de um público curioso por dicas em seus perfis.
Os conteúdos postados pelos criadores vão focar especialmente na importância da água para o planeta e como a utilização da máquina de lava-louças economiza até 100 litros de água se comparado com a lavagem manual, assim, irão estimular a quebra de alguns mitos ainda existentes na visão dos consumidores quanto ao uso desse eletrodoméstico. A ação começa em março e terá duração de quatro semanas.
“Esse dado de economia de água com o uso da lava-louças ainda é desconhecido por grande parte da população e isso acontece porque porque o ciclo da lava-louça filtra e reutiliza a água, gastando uma média de 8 a 12 litros por lavagem, enquanto na lavagem à mão, com torneira aberta por 15 minutos, o gasto médio pode chegar a 117 litros de água”, explica Bruna Nobre, Gerente da marca Finish da Reckitt Hygiene Comercial.
A marca, que tem parceria de 10 anos com a Brastemp no Brasil, também quer alcançar o consumidor que está considerando adquirir uma lava-louças e informar sobre o impacto que esse passo pode ter para a construção de uma rotina mais sustentável. Ao concentrar seus esforços no TikTok, Finish conversa com o consumidor mais jovem, cada vez mais consciente e engajado em iniciativas de impacto positivo para o meio ambiente e marcas envolvidas nessas iniciativas.
Além do conteúdo com os quatro principais influenciadores, a marca vai falar com outros 95 criadores de conteúdo por meio do envio de press kits, o que configura sua maior campanha de Dia Mundial da Água até o momento.