Com criação da agência Africa e música inédita de Jair Oliveira e Simoninha, peça enaltece a rica biodiversidade das espécies preservadas pela companhia.
E se além da árvore de Natal, colocada uma vez por ano na maioria das casas ao redor do mundo, também olhássemos e cuidássemos das tantas outras espécies de árvores que existem no Brasil? Essa é a inspiração para a nova campanha de Natal da Vale, que atualmente ajuda a preservar milhões de árvores e protege aproximadamente 1 milhão de hectares de florestas, dos quais 800 mil na Amazônia.
Para fazer o elo com esse que é um dos símbolos mais representativos do Natal, o filme mostra uma série de espécies preservadas pela Vale, tais como o Jacarandá, a Aroeira, o Pau-brasil, o Jaborandi, a Castanheira, a Chuva de Ouro e a Sucupira, entre outros. Para explicar ao público essa vasta biodiversidade, a peça traz uma trilha sonora inédita assinada por Jair Oliveira e Simoninha, que traz na letra algumas das espécies de árvores mantidas dentro das reservas. Uma de grande destaque é a Jueirana-Facão, que a partir de descoberta feita pela Vale, se tornou a comprovação de que, em algum momento da história, há milhões de anos, os biomas da Amazônia e da Mata Atlântica foram um só.
Com criação da Africa, a campanha celebra a biodiversidade brasileira e a importância das iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela Vale, que vão desde as pesquisas com foco no conhecimento sobre os territórios, a ampliação do conhecimento sobre espécies ameaçadas, a recuperação de áreas degradadas e a inovação ao desenvolvimento de tecnologias e a manutenção de áreas protegidas que constituem importantes remanescentes dos biomas onde a companhia atua. Em 2019, a companhia anunciou seu compromisso de recuperar e proteger mais 500 mil hectares de florestas até 2030, fortalecendo seu compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável.
Intitulado “Arvoredo”, o filme segue o conceito de comunicação trabalhado pela marca ao longo de 2022, assinado por “Transformar a Mineração Hoje é Transformar o Amanhã de Todos”. Sua veiculação acontece em TV Aberta, Pay TV e no digital. Confira:
FICHA TÉCNICA
Título: Arvoredo
Agência: Africa
Anunciante: Vale
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Direção de Criação: Aaron Sutton
Criação: Guilherme Valverde / Rodrigo Fernandes / Pedro Paulo Mesquita
Atendimento: Paulo Celso Freitas / Beatriz Altenfelder / Beatriz Bertonha / Mariana Majczak
Planejamento: Aldo Pini / Maria Juliana Kieling / Marilia Ziotti / Lucas Zem
Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais: Raphael Vandystadt
Mídia: Aga Porada / Thiago Martinez / Renan Soares / Leonardo Araújo / Marcelo Lemos / Fernanda Rodrigues
Produção agência: Rodrigo Ferrari / Ale Sarilho / Carmen Castillo
Produtora do filme: O2
Direção: Renato Amoroso
Produção executiva: Flavia Zanini / Amanda Rossi
Direção de fotografia: Renato Amoroso
Drone: Thomas Dupre
Atendimento: Rejane Bicca / Ivan Caetano / Patricia Aguiar / Nany Lucena
Assistente produção executiva: Fernanda Figueiredo / Tiemi Fujise
Diretor de produção: Fábio Gomes
Fotografia still:
Coordenação de finalização: Felipe Andriolo
Editor: Rodrigo Kassab
Pós-produção / Finalização: O2 Pós
Finalizador: Ricardo Nunes
Produção Musical: S de Samba
Composicao: Jair Oliveira
Arranjo: Jether Garotti
Interpretes: Simoninha / Jair Oliveira
Producao: Diego Guimaraes
Mixagem e finalização: Antonio Arruda / Raphael Mancini
Atendimento: Meg Magro / Tatiana Ornelas
Produção Executiva Som: Meg Magro
Locutora: Maria Fiuza
Aprovação cliente: Julio Gama / Guilherme Scarance / Erica Rabelo / Eduardo M