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ABA realiza reunião de seu GT de DE&I com a presença de Ana Fontes

ABA realiza reunião de seu GT de DE&I com a presença de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME).

O encontro, de formato híbrido, contou com a presença de associadas da Entidade e foi marcado pelo planejamento de ações estratégicas e inclusivas

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou nesta quarta-feira, 14, a 4ª reunião de seu Grupo de Trabalho (GT) de DE&I — Diversidade, Equidade e Inclusão. O evento refletiu sobre a luta por uma publicidade diversa, inclusiva e não estereotipada, tendo em vista que uma de suas principais vertentes é antecipar discussões que contribuam para a evolução do marketing.

Criado em abril deste ano, o GT de DE&I — Diversidade, Equidade e Inclusão, é o fórum responsável pelas pautas prioritárias na agenda estratégica da Entidade que, ao longo dos últimos anos, apoiou diversas iniciativas relacionadas a este pilar, e seguirá seu propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. O principal desafio do GT é o de sensibilizar, gerar conhecimento e engajar as empresas associadas da ABA quanto à pauta “inclusão e representatividade de pessoas negras e sua interseccionalidade no mercado de trabalho e na publicidade”.

“É extremamente importante agir, implementar ações concretas dentro e fora da ABA e para isso estamos trabalhando em diferentes frentes simultaneamente. Uma delas é a sensibilização e letramento da questão racial de maneira ampla e contundente. Outra é a discussão aberta e transparente em um grupo composto de pessoas negras e executivos aliados. Estamos também trazendo mais talentos negros para cima dos palcos da ABA, bem como para os fóruns internos. Contamos o apoio, conhecimento e parceria de lideranças externas que são referência neste tema no Brasil, para que nos aproximemos de entregas verdadeiras e autênticas”, afirma Claudia Neufeld, líder do GT de DE&I da ABA e vice-presidente de Marketing na The Walt Disney Company Brasil.

“O modelo publicitário atual precisa mudar e excluir os seculares abismos sociais que ainda carrega, abrir espaço para a diversidade e oportunidades que se perde ao não olhar para nossa pluralidade de consumidores, bem como ajudar a quebrar estereótipos e a difundir práticas de aceitação. Estimulamos as marcas a serem progressivas e inovadoras e, para isso, a diversidade e a inclusão precisam fazer parte da cultura das organizações, refletindo no marketing e nas comunicações externas. Esse é o caminho do futuro e esperamos que nossas iniciativas contribuam para essa evolução do ecossistema publicitário”, reflete Nelcina Tropardi, presidente da ABA, vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+.

O encontro contou ainda com a participação de Ana Fontes, empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME, delegada líder do Brasil no W20 – grupo de engajamento do G20, Empreendedora do Ano no IstoÉ Dinheiro, eleita uma das 20 mais poderosas do Brasil pela Forbes Brasil 2019 e Top Voices LinkedIn 2020, vencedora do Prêmio Folha Empreendedor Social de 2020, conselheira da Unimed, do Instituto Avon, da Plan International e autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres — a força transformadora do empreendedorismo feminino”.

Desde 2018 a ABA tem levado ao mercado diversas iniciativas relacionadas ao pilar de DE&I, lançando vários guias, entre eles: “Guia de Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas“, “Guia para Diversidade e Inclusão: A abordagem de um profissional de marketing“, “Guia de boas práticas de combate ao etarismo“, “Guia para representação responsável de gênero na publicidade” e o mais recente “Diversidade e Representação: Foco no planejamento e compra de mídia“. Além de inúmeros webinars, do Censo Global de Diversidade e Inclusão no Marketing, em parceria com a WFA, e o livro “Reflexões — Diversidade & Inclusão”, escrito por Nelcina Tropardi e Sandra Martinelli.

“Acreditamos e fomentamos que as empresas incluam DE&I em suas estratégias, não apenas para a assegurar negócios mais sustentáveis, mas para uma maior proximidade com os consumidores que buscam se relacionar com marcas socialmente responsáveis. Não se deve levantar bandeiras se não fizer isso com autenticidade e responsabilidade. O importante é fortalecer essa relação criando conexões humanas e verdadeiras, ao mesmo tempo em que zelam por suas reputações e conquistam uma melhor performance”, discorre Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

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