Salvador no centro da economia criativa: Pré-lançamento do “Festival Mundial da Criatividade 2023” e abertura do “Prêmio Brasil Criativo” acontecem em 14 de setembro.
Empreendedores, profissionais e investidores da economia criativa mais uma vez lançam seu olhar para Salvador: é na capital baiana que acontecem, em 14 de setembro, o pré-lançamento da edição 2023 do “Festival Mundial da Criatividade” e a abertura das inscrições da 4ª edição do “Prêmio Brasil Criativo”.
O encontro ocupa o Hub Salvador, no Comércio, das 17h às 21h, e atrai os grandes agentes do setor para a apresentação das cotas de patrocínio para empresas interessadas em se vincular ao Festival – maior evento do World Creativity Day, principal movimento colaborativo de criatividade do mundo –, além de festejar a premiação oficial da economia criativa brasileira.
Direcionada para profissionais do mercado de comunicação, de agências de publicidade, representantes das áreas de marketing, inovação e recursos humanos de grandes empresas e empreendedores de todos os setores da economia criativa, a participação é gratuita, limitada a 180 pessoas, e deve ser confirmada no link https://bit.ly/criatividade-salvador.
Na programação, falas oficiais e mesas de debate culminam com um happy hour para o encontro e articulações entre essa plateia de negócios prósperos. A iniciativa é da World Creativity Organization, com realização da Agência Califórnia e parceria com o “Prêmio Brasil Criativo”, TV Bahia e Hub Salvador, tendo apoio da StartVC e da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH Bahia).
Em abril deste ano, a 1ª edição do “Festival Mundial da Criatividade” foi realizada em Salvador. Foram três dias de reverência à criatividade e de reflexões sobre como torná-la um ativo de desenvolvimento socioeconômico mais potente no Brasil, reunindo 60 palestrantes de referência em suas áreas de atuação em 25 diferentes atividades temáticas, dentre painéis, talks, masterclasses e falas magnas, somadas a quatro shows, duas sessões de pitching de startups para investidores, uma exposição, uma feira e todos os encontros proporcionados por uma iniciativa deste porte.
Nomes como Monique Evelle, Nizan Guanaes, Itala Herta, Tracy Mann, Rodrigo Schmitt, Anna Luísa Beserra, Margareth Menezes, Aldri Anunciação, Alexis Pagliarini, Iago Santos, Daniele Canedo e Ana Antar foram alguns dos inspiradores. Um público de mais de 5 mil pessoas – número que deve ser dobrado para o próximo ano – comprovou o sucesso da ação e garantiu que, em 2023, a cidade volte a ser o Palco Global e a capital da criatividade, em torno do feriado de Tiradentes, em toda a região do Comércio.
Um dos patrocinadores deste pré-lançamento é a StartVC, a mais nova aceleradora de startups de Salvador. Inspirada no modelo da gigante YCombinator, a StartVC, iniciativa de empreendedores nordestinos, tem a responsabilidade de fomentar negócios e atrair mais investimentos para o ecossistema de startups da região, selecionando empresas em fases iniciais e com grande potencial de crescimento para receberem aporte de capital, mentoria, consultoria, suporte jurídico e contábil.
As seis cotas de patrocínio para o “Festival Mundial da Criatividade 2023” serão disponibilizadas a empresas de serviços financeiros, alimentos e bebidas, tecnologia, moda e beleza, telefonia e dados, energia e seguros. As potencialidades desta parceria poderão ser conhecidas no evento do dia 14.
PRÊMIO BRASIL CRIATIVO – Celebrando uma década desde a criação de sua primeira Secretaria Nacional, a economia criativa brasileira já é uma realidade para milhões de profissionais e empreendedores. Os exemplos mais recentes deste sucesso são os criadores de conteúdo do YouTube, que já representam R$ 6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, os R$ 12 bilhões movimentados pela indústria de games no Brasil, além dos recordes de audiência da diva brasileira Anitta, com a canção mais ouvida do mundo no Spotify Global, e do visionário produtor KondZilla com a série “Sintonia”, sobre jovens da periferia, no Netflix.
Neste contexto, o “Prêmio Brasil Criativo”, reconhecido em 2014 pelo Ministério da Cultura como a premiação oficial da economia criativa brasileira, abre as inscrições de sua 4ª edição no dia 14 de setembro, para empreendedores e negócios criativos espalhados por todo o país e que são responsáveis por gerar R$ 217,4 bilhões para o PIB nacional, segundo o principal mapeamento das indústrias criativas, realizado anualmente pela Firjan.
Tendo recebido o apoio institucional da UNESCO em 2016 e com o endosso das principais entidades representativas dos setores criativos em 2022, o “Prêmio Brasil Criativo” abrange as áreas de Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Criação de Conteúdo, Design, Games, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Startups e Tecnologia, além de um reconhecimento especial para Líderes, Comunidades e Territórios Criativos.
Entre os jurados já confirmados, estão representantes da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), ABRAGAMES (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais), ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ARTESOL (Rede de Artesanato Solidário), além do YOUPIX, Instituto Criar e Choque Cultural.
Apresentado pela 3M, uma das marcas mais inovadoras do mundo, desde a sua primeira edição e realizado de forma bienal, o “Prêmio Brasil Criativo” teve sua estreia em 2014 e já projetou diversos empreendedores e negócios criativos que vão desde o artista de rua Mundano até a startup de tecnologia Elo7, passando por Acervo da Laje, Museu do Videogame Itinerante e Caçadores de Bons Exemplos. As inscrições seguirão até 23 de outubro e a cerimônia de premiação acontecerá em 8 de dezembro, em São Paulo.