A Rio Bravo anuncia sua nova identidade visual, que simboliza mais do que uma simples mudança: indica a chegada de um novo posicionamento da marca pela primeira vez. Com 22 anos de história no mercado de investimentos, a Rio Bravo, gestora independente, passou a identificar uma transformação no setor e a entrada de novos players, o que a fez repensar sobre o seu futuro, cultura e gestão. Uma multiplicação e diversificação da sua base de clientes, também resultado da democratização do mercado, fez com que a organização buscasse uma renovação em sua proposta de valor e mudança em sua estratégia de branding.
A agência Ana Couto foi contratada para desenvolver a revisão do Branding, reavaliando sua proposta de valor e posicionamento de marca, bem como seu universo verbal e visual. Após um longo processo de entrevistas com executivos da empresa, clientes e parceiros, além de análises de mercado e de concorrência, a agência identificou uma oportunidade latente no mercado: de diminuir a distância entre produtos financeiros complexos e intangíveis com o impacto real que o seu investimento tem na vida e na sociedade.
A partir deste insight, nasceu uma marca que consegue equilibrar inspiração com confiança. Com o propósito de “impulsionar a geração de investimentos e investidores conscientes”, a Rio Bravo assumiu o compromisso de ser uma organização multiestratégica, com ecossistema global de investimento, focada em garantir uma relação próxima e verdadeira com os seus clientes, oferecendo a melhor experiência de formação de patrimônio. Além disso, por meio de dados e tecnologia, também mostrar aos investidores o que estão viabilizando para si e para sociedade. Em outras palavras, a partir de um conteúdo inspirador e inteligente, a nova marca vem para ampliar a visão sobre investimentos e seu impacto na sociedade.
Para Vanessa Faleiros, COO da Rio Bravo, “o investidor já tem mais facilidade e opções na hora de investir por meio de corretora, grandes agentes trouxeram essa disrupção no momento inicial. Mas e depois? Quando o investidor já está lá dentro é preciso escolher entre uma infinidade de produtos. O que acontece com o seu dinheiro depois de apertar o botão de investir? A Rio Bravo quer justamente mostrar o impacto e poder de cada investimento na economia real. Queremos criar conexão com os investidores e investidores em potencial que são menos conectados a esse universo. Não pode existir complexidade na seleção de seu investimento, isso distancia grande parte dos potenciais investidores dos produtos financeiros.”
Para Ana Couto, CEO da agência, o novo posicionamento da marca reforça a personalidade experiente, realizadora, curiosa e consciente da gestora de investimentos. “O desafio foi olhar para a Rio Bravo nesses mais de 20 anos de história no mercado, e refletir sobre como ela pode evoluir sua proposta de valor para os investidores de hoje e de amanhã. Traduzimos esse DNA em um posicionamento que lembra às pessoas que o investimento, além de valor, tem poder. Em um mercado com códigos clichês e centrado em produtos, a Rio Bravo veio para gerar mais relevância na forma de investir”.
A assinatura foi revitalizada apresentando a empresa como catalisadora de um futuro consciente. Nas cores, a marca já ocupava um território diferenciado dentro da categoria, com o verde. Mas, para ampliar suas ações e melhorar a performance do universo visual e verbal, a agência potencializou esta cor, dando uma injeção de energia com um tom mais aberto.
Ficha Técnica
AGÊNCIA: Ana Couto CLIENTE: Rio Bravo PRODUÇÃO: Fotografia e iconografia LIDERANÇA ESTRATÉGICA: Ana Couto – CEO TIME ATENDIMENTO: Rachel Cidaco e Larissa NascimentoFotografia
TIME PRODUÇÃO: Walter Júnior DIREÇÃO CRIATIVA: Bruno Guimarães e Fernando Contato PRODUTORA: Polvo Content FOTÓGRAFA: Larissa Sad PRODUTORA EXECUTIVA: Ana Maitê Fröhlich ATENDIMENTO E COORDENADOR DE PÓS-PRODUÇÃO: Bruno Meira STYLIST: Vitoria Nina Woronkoff MAKE/HAIR: Cláudio MarksTIME PRODUÇÃO: João Braz
DIREÇÃO CRIATIVA: Gabriel Martoni PRODUTORA: Estúdio Rufus