A VoxComm, voz global para agências de publicidade, está apoiando a nova orientação sobre sustentabilidade para a indústria da comunicação e marketing. Lançada pela WFA e desenvolvida com a ajuda do International Council for Advertising Self-Regulation (ICAS) e da European Advertising Standards Alliance (EASA), as diretrizes visam auxiliar as marcas para garantir que as ações em torno do meio ambiente sejam recebidas sem desconfiança pela sociedade.
“Em nome de agências de comunicação em todo o mundo, estou muito feliz em ver a indústria se reunindo em torno da WFA para um tema tão importante e crucial. Ao reunir especialistas de agências na área de sustentabilidade, tornou-se evidente que as reivindicações ambientais são uma das principais prioridades das agências”, afirma Tamara Daltroff, presidente da VoxComm.
No Brasil, a ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) também participaram da revisão do documento sob a ótica do mercado nacional, trabalhando em sintonia com entidades do setor na Austrália, França, Índia, Espanha, Suécia e EUA.
Para Mario D´Andrea, presidente da ABAP e integrante do conselho da VoxComm, toda a cadeia passa a contar com uma ferramenta adicional para evitar o greenwashing e equilibrar a confiança do consumidor. “As pessoas observam com desconfiança muitas das afirmações e ações que marcas e produtos fazem sobre a sustentabilidade. A orientação global consolida boas práticas e regras a serem observadas por todo o setor”, diz D´Andrea.
O guia é baseado em seis princípios que marcas e agências devem seguir para gerar resultados mais sustentáveis. E será complementado por uma ferramenta de e-learning para auxiliar os profissionais da indústria. Os princípios são apresentados com exemplos de como órgãos reguladores em todo o mundo observam a questão para enfrentar anúncios enganosos.