Com o crescimento das plataformas de streaming, nos últimos dois anos, os canais abertos tem buscado maneiras de manter e/ou atrair novos telespectadores. No caso do Grupo Bandeirantes e da Record, a aposta em competições esportivas tem dados bons resultados, segundo apontamento da Tunad, startup que criou a primeira plataforma de moment marketing da América do Sul.
A final entre Palmeiras x Chelsea, pelo Mundial de Clubes, foi um exemplo recente de retorno positivo para a Band. Ao longo da tarde de 12 de fevereiro, a emissora além de conquistar a liderança de audiência no horário, gerou aumento de interesse por ‘Futebol’, atingindo um crescimento de 451%, quase 4 milhões de buscas. Dessa forma, os picos de interesse das pessoas atingiram 70 vezes mais que a média de buscas por Futebol, com mais de 35 mil buscas por minuto. A Record TV também tem ganhado destaque no segmento. Segundo monitoramento da Tunad, realizado entre 16 e 28 de fevereiro, foi registrado uma evolução crescente do volume de buscas por “Campeonato Paulista” e “Jogos do Campeonato Paulista”. Conforme análise acima, vemos que terça e quarta são os dias da semana de menor interesse, e que os finais de semana são, em média, 2x mais atrativos; tendo o domingo um destaque maior, seguido pelo sábado. De acordo com Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad, os dados apontam os canais e eventos que os anunciantes podem aproveitar do “mundo real” para impulsionar suas campanhas online. “Entender quando e o que o consumidor busca é fundamental para deixar as campanhas offline mais assertivas, aumentando também a visibilidade no online e no ROI”, comenta o executivo.