sexta-feira, novembro 15, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoIpsos MediaCT revela o perfil dos consumidores brasileiros

Ipsos MediaCT revela o perfil dos consumidores brasileiros

Faltam apenas 15 dias para o Natal e para a tão esperada hora da entrega dos presentes. Pensando em entender um pouco mais sobre o perfil dos consumidores, a Ipsos MediaCT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – realizou um estudo que buscou entender o comportamento dos brasileiros com relação as compras de final de ano. Os novos valores que afetam a personalidade e a forma de agir dos consumidores brasileiros contemporâneos também foram pontos abordados na pesquisa.

Sob uma ótica mais geral acerca das atitudes do novo consumidor brasileiro, o mestre da Universidade de São Paulo, Celso Grisi, apontou que as principais características são: racionais e exigentes; preferem produtos com qualidade suficiente, mas com preço baixo; são mais sensíveis a preços. Se o preço aumenta, eles trocam para outro similar; têm consciência sobre o valor da moeda; estão menos vulneráveis ao poder da marca; menos fieis a produtos e marcas, ou seja, quem conceder descontos sai na frente.

Tivemos o aumento da classe C, a diminuição das desigualdades sociais e as mudanças no panorama socioeconômico brasileiro – Em 1994 foi o lançamento do Plano Real e o início da estabilização econômica. Além disso, também foram criados programas sociais e políticos de transferência de renda, acesso ao crédito facilitado, diminuição das desigualdades sociais e a mobilidade social.

O consumidor que surge na contemporaneidade tem o grande poder de escolha e costuma buscar e comparar informações sobre as empresas e os produtos/serviços antes de realizar uma compra ou mesmo consumir uma mídia. Temos como resultado: consumidores mais engajados, conhecedores, críticos, sofisticados e que adoram comprar. Para 50% deles, fazer compras serve para relaxar. 

“O consumidor está mais racional, exigente, entende o valor dos produtos e busca o experimento de novos produtos e serviços. Quando tem seu sonho de compra atingido, logo se dilui e busca a conquista por outro desejo. Esse consumidor está ávido por novidades, estando exposto a vários meios de comunicação, mas sabendo distinguir o momento certo de consumi-las de forma integrada ou em alguns meios, de forma isolada”, afirma Diego Oliveira, Diretor de Contas da Ipsos MediaCT.

Eles são consumidores extremamente experientes, curiosos e conselheiros; 42% deles recebem frequentemente pedidos de conselhos para a realização de compras e 91% gostam de comprar por recomendação; 15% sempre são os primeiros dos seus amigos a experimentar novos produtos ou serviços e 10% influenciam o comportamento de compra dos outros 90%.

28% quando precisam de alguma coisa, preferem comprar a crédito a esperar para comprar à vista e 18% não se imaginam sem um cartão de crédito no seu dia a dia.

Quando são questionados como se relacionam com o trabalho, 39% consideram que, nas suas vidas, o trabalho vem sempre em primeiro lugar, 75% defendem que as mulheres devem trabalhar fora e 57% garantem que é mais importante a forma como usam seu tempo do que quanto dinheiro gastam.

Esta pesquisa também revelou como os consumidores lidam com o dinheiro, 45% deles fixam um valor máximo para gastar quando fazem as compras do mês e não o ultrapassam, 43% não conseguem guardar dinheiro e 66% são muito cuidadosos com dinheiro. Eles são otimistas por natureza 68% garantem que as suas vidas estão melhores agora do que tempos atrás, já 75% acreditam que suas vidas serão melhores no futuro.

Artigos relacionados

Novidades