domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoLatinSpots apresenta edição especial sobre o mercado mexicano

LatinSpots apresenta edição especial sobre o mercado mexicano

O atual contexto mundial exige otimismo, aprendizado e evolução. Com essa linha de pensamento, a LatinSpots apresenta a sua 155ª edição, online e multimídia, fonte essencial de inspiração e oportunidade para saber como a indústria criativa está trabalhando para superar os obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19.

Com uma edição especial dedicada ao México, os leitores encontrarão entrevistas que servirão de guia para entender a situação que o mundo está vivendo e para onde ele caminha, e assimilar que o período fará parte de um registro histórico no qual a população não vai desejar passar novamente, mas de onde sairão muitas lições.

Mais do nunca, este é o momento de aprender. E cada um dos entrevistados conta o que estão aprendendo, ao mesmo tempo que concordam que o mais importante neste momento é propor transformações para um mundo melhor, com uma indústria melhor.

Na reportagem de capa, Raúl Cardós, eleito o Melhor Diretor Criativo do México no El Ojo 2003, e que no ano passado comemorou o reconhecimento de sua agência (anónimo) como a Melhor Agência Independente do México, revela suas experiências e suas valiosas aprendizagens depois de meses de quarentena e chega a uma conclusão fundamental: “Se existe um momento em que o setor pode se redefinir e recuperar seu valor, é este. Para mim, não há momento de mais oportunidade do que o que estamos vivendo. Do meu ponto de vista, a comunicação se tornou transcendental. O fato de uma marca estar presente e se conectar com as pessoas se tornou transcendental”.

Na seção Dossiê Criativos, apresentamos uma entrevista reveladora com José Pepe Beker que, ao longo de seus 30 anos de carreira, deixou sua marca na indústria criativa mexicana e continua fazendo há 8 anos na sua própria agência, a Beker/Socialand, hoje BeSo (Beker/Socialand). Também é possível conferir nesta seção o olhar de Jessica Apellaniz, a nova CCO de Ogilvy Latina, a primeira mulher a ocupar este cargo na história da rede na América Latina.

José Alberto Terán, Presidente de TERAN\TBWA, é um dos destaques em Dossiê Agências. Outra referência da indústria publicitaria da Colômbia, Borja de la Plaza, Presidente e CEO do Grupo DDB Colômbia, também divide suas experiências nesta seção.

Archer Troy, Founder e Montalvo são as três empresas que estão entre os destaques da seção Agências Independentes, e que hoje em dia são o grande motor de crescimento da indústria criativa mexicana. Pepe Beker e Raúl Cardós estão no nosso Especial México, compartilhando uma visão integral de uma indústria que agrega cada vez mais valor à sociedade e aos negócios dos seus clientes.

Quatro grandes anunciantes globais se destacam em Dossiê Anunciantes, com excelentes entrevistas, essenciais para entender como as marcas estão enfrentando a crise e a pandemia. A mesa está posta com Corona Beer, Coca-Cola, Telepizza e Burger King e seus líderes: Clarissa Pantoja, Guillermo Giménez y Brotons, Miguel Justribó e Miguel Angel Amezquita Sandoval.

Na seção Dossiê Produtoras, o conteúdo se torna essencial para entender como o setor está trabalhando em plena pandemia, no que diz respeito à criatividade, às novas linguagens e narrativas, além dos novos processos audiovisuais e os desafios do Craft. Entrevistamos Diego Robino, Produtor Executivo e Sócio Fundador, e Mauri Clavijo, Produtor Executivo e Sócio da Oriental Films, que revelam um novo método de filmagem. O diretor da Central Films, Rodrigo García Saiz, e seu Sócio, o Produtor Executivo, Mauricio Francini, contam como é fazer filmes criados sob novos formatos. Armando Bo, da Rebolucion, detalha o grande compromisso com seu novo escritório no México. Echi Ortiz, CEO e Produtor Executivo, e Patrick Senger, Sócio e Head of Production do escritório no México, contam sobre o processo de abertura da nova sede, os projetos nos quais estiveram envolvidos e como eles estão trabalhando hoje no contexto da crise global.

Já em Dossiê Realizadores, Simón Bross afirma em entrevista que esta é a oportunidade para focar no trabalho. Por outro lado, Alfonso Aguilar recomenda que, ao dirigir uma peça, é importante estar concentrado na mensagem. Três líderes empresariais latino-americanos envolvidos na criatividade mostram onde estamos e para onde caminhamos em três entrevistas da seção Regional que inspiram e ensinam: Horacio Genolet, CEO da Ogilvy Latina; Ezequiel Arslanian, Diretor Administrativo da Accenture Interactive Hispanoamérica; e Juan José Posada, Diretor Executivo de Criação da Geometry Latam.

Na seção Ações, apresentamos uma entrevista exclusiva com Gustavo Lauria, Sócio e CCO da We Believers, e Alejandro Gershberg, Diretor de Marketing e Comunicação da Corona no México, da AbInbev, que contam os detalhes da criação do “El Clásico de la Historia”, uma proposta inovadora para a plataforma da Corona.

Eva Santos, Líder Criativa Global da Proximity, é escolhida da nossa seção Internacional. Em uma entrevista íntima e profunda, Eva falou sobre os desafios da humanidade e o papel dos profissionais do setor neste momento e compartilhamos seu projeto Survivors19, que liderou de forma independente, além de outras referências em publicidade e comunicação na Espanha, como uma contribuição para a sociedade.

A pandemia avançou a digitalização a nível mundial. E a LatinSpots sempre esteve na vanguarda desta transformação, buscando ampliar a sua oferta de conteúdo, visões e reflexões nos mais variados formatos de cada edição. Nesta nova era, enquadrada na dura realidade do isolamento social e das quarentenas, continua a diversificar-se para tirar o máximo proveito da tecnologia no uso de novas plataformas para continuar a integrar, compartilhar, inspirar, treinar e valorizar nossa indústria criativa, marketing e produção audiovisual.

Em crises tão graves quanto a que o mundo enfrenta atualmente, o otimismo no pensamento daqueles que lideram as ações e transformações que o momento exige, não é um mero detalhe. Mais do que nunca, a indústria criativa global precisa de motivação, líderes que sabem como encontrar o lado positivo e humano no contexto mais adverso e, acima de tudo, usam esse otimismo para gerar corajosamente as mudanças exigidas. Nesta edição, são compartilhadas as opiniões de muitos desses líderes. Aprecie e tire proveito de cada uma.

Artigos relacionados

Novidades