Nem toda mulher se sente confortável e confiante quando se olha no espelho. Por muitas vezes, a baixa autoestima acumulada ao longo do tempo funciona como barreira que as impede de mostrar ao mundo a melhor expressão de si próprias, acreditando muitas vezes que alguns produtos e expressões ficam bem nos outros, mas não nelas.
É nesse contexto que Natura UNA, linha prestigie de maquiagem, apresenta sua nova iniciativa de comunicação, inspirada no conceito “Toda beleza é um espelho. Deixe a sua refletir”. O objetivo do movimento é gerar um novo olhar sobre o papel da maquiagem como instrumento de transformação social, colocando o assunto no dia-a-dia das mulheres e convidando-as a refletir sobre suas belezas, que durante muito tempo não eram vistas por elas mesmas.
Criada pela Tribal São Paulo, a campanha traz como peça central o experimento “#ReflitoMinhaBeleza, que mostra mulheres latinas compartilhando momentos de grande dificuldade de suas vidas, como doenças graves, episódios de agressões e assédio. Em um ambiente de grande emoção, elas explicam como a maquiagem teve uma participação importante nessa jornada de transformação e de descoberta no momento que deram o passo da mudança de suas histórias, indo além das questões estéticas. Para garantir maior identificação e naturalidade em toda a história, o trabalho foi desenvolvido quase em sua totalidade apenas por mulheres, desde a equipe da agência à do cliente e da Cine, responsável pela produção dos filmes.
“Para escolher essas histórias, foram entrevistadas mais de 150 mulheres na América Latina, incluindo o Brasil. Em meio ao processo, notamos que a dimensão dessas reflexões vai além de um país ou uma cultura. A concepção do cenário foi feita para elas se sentirem acolhidas, da mesma forma que a maquiagem as acolheu. A ideia foi reproduzir com autenticidade uma típica roda de discussão, onde as mulheres pudessem abrir suas histórias com liberdade, sem receios e interrupções, trazendo a força dos depoimentos delas e suas relações com a maquiagem”, afirma Marilu Rodrigues, diretora de criação da Tribal São Paulo.
“Natura UNA enxerga a maquiagem como uma ferramenta de autoestima e de cuidado que vai muito além da cosmética. Existem muitas Andreas, Fernandas, Ranys e Renatas que passam por situações extremas e que se enxergarão nessas histórias”, destaca Fernanda Rol, diretora de marketing da Natura. Na experiência, as protagonistas foram convidadas a se maquiarem após dividirem suas histórias, conquistas, dificuldades e descobertas, para então surgir a mulher que cada uma encontrou dentro de si, cheia de força, beleza e autoestima.
“Produzir a campanha para a Natura não foi apenas sobre contar histórias, mas apresentar sentimentos. Um projeto lindo e de muita entrega, focado em casos de superação, revelando não apenas novas mulheres, mas a beleza do recomeço. Retratar essa espontaneidade foi nossa preocupação. Desde o cenário à movimentação das câmeras, organizamos tudo para a filmagem ser um retrato do momento e não uma grande interpretação. Essa campanha foi um desafio, ensina compaixão e inspira empatia”, revela Cris Vida, diretora de cena da Cine.
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