O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade terá uma nova categoria a partir da edição deste ano, a Product Design Lions. O objetivo é reconhecer o uso aplicado de produtos físicos como suporte à comunicação da essência da marca, bem como seu uso para obter um impacto positivo na melhoria da vida das pessoas. Ela será dividida em quatro subseções principais:
Consumer Goods (Bens de Consumo): O foco será colocado sobre o seu impacto visual, bem como o uso e a experiência dos valores das marcas por meio do design. As inscrições nas categorias de bens de consumo levarão os seguintes elementos em consideração: forma, função, resolução de problemas, inovação, produção e pesquisa. A categoria de bens de consumo vai incluir produtos de eletrônica, iluminação, mobiliário, artigos para o lar e de moda e estilo de vida.
Wellbeing and Environmental Impact (Bem estar e Impacto Ambiental): Os trabalhos serão julgados quanto à eficácia da solução dos problemas da vida real. Este prêmio é sobre a melhoria de vida das pessoas através do projeto ou o processo de design. As inscrições não serão julgadas por seus resultados em marketing ou vendas.
Solution (Solução): O foco será a funcionalidade ergonômica e do dia-a-dia das soluções fornecidas por meio do design. O júri vai estar à procura de uma solução que é nova ou melhora algo que já existe.
Interface: O foco será colocado no impacto visual das interfaces de usuários, bem como a sua facilidade de navegação e capacidade de transmitir informações.
“A comunicação da marca tornou-se uma parte tão significativa do design do produto a ponto de um importante Festival mundial reconhecer e celebrar as comunicações criativas que apresentem tais características. Fazer do Product Design Lions uma categoria independente em nossos prêmios não só reconhece a importância desta indústria em rápido crescimento, como também ajuda a definir um referencial e precedentes para a criatividade global”, comenta Terry Savage, presidente do Lions Festivals, sobre o lançamento do Product Design.
“Tal como acontece com todos os novos lançamentos, dedicamos tempo para consultar com a indústria, garantindo que a categoria atenda as necessidades e expectativas do setor. O designer dinamarquês Lars Larsen, fundador e chefe de design da Kilo, diz que “muitas formas de comunicação utilizam hoje o projeto do produto. É a compreensão do core business de uma marca o que nos permite desenvolver o design. Premiando e incentivando esta forma de pensar leva a indústria mais perto dos clientes e a possibilidade de projetar soluções do futuro. Ter uma plataforma como o Cannes Lions torna isso possível”, complementa Savage.
Prêmios especiais – Durante o Cannes Lions e em reconhecimento ao desempenho geral, uma série de prêmios especiais será outorgada durante a semana do Festival: The Agency of the year, Creative Marketer of the Year, Grand Prix for Good, Holding Company of the Year, Independent Agency of the Year, Lion of St. Mark, Media Person of the Year, Network of the year e Palme d’Or. Todos serão concedidos e entregues em quatro cerimônias de premiação.
Abertura das inscrições – O Cannes Lions está agora aberto para inscrições e as submissões podem ser feitas pelo site. Conforme anunciado anteriormente, o Festival de 2014 terá um novo formato do Cyber Lions com a adição das sub-categorias Social, Branded Technology e Branded Games. Mudanças significativas foram feitas em um número de sub-categorias, mais notadamente em PR, Branded Content & Entertainment, Film e Outdoor Lions. Mais informações sobre todas as categorias, regras e taxas podem ser encontrados aqui. O prazo para inscrições é 28 de março de 2014.
Os trabalhos inscritos serão julgados por um grupo de profissionais de destaque na indústria, que estarão em Cannes, França, em junho para votar e deliberar sobre 36 mil inscrições e premiar o que há de melhor em comunicação de criatividade global. Eles podem ser inscritos em 17 categorias: Branded Content & Entertainment, Creative Effectiveness, Cyber, Design, Direct, Film, Film Craft, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Press, Promo & Activation, Radio, Titanium & Integrated e Product Design.