Viacom International Media Networks anuncia mudanças na liderança

A Viacom International Media Networks (VIMN) anuncia que Pierluigi Gazzolo, presidente da VIMN Américas e vice-presidente executivo da Nickelodeon Internacional, foi nomeado presidente da OTT International e da Viacom International Studios (VIS), sinalizando assim a crescente importância dos negócios de OTT na Viacom International. Gazzolo se reportará a David Lynn, presidente e CEO da VIMN.

No novo cargo, o executivo se concentrará inicialmente em acelerar a implantação da Pluto TV nos mercados internacionais – começando por um grande lançamento na América Latina no início de 2020. Além disso, Gazzolo deverá estabelecer ainda mais os produtos D2C premium da VIMN em parceria com os distribuidores. Ele também será responsável por criar uma operação integrada da Viacom International Studios, gerenciando os ativos originais de criação de conteúdo na Viacom CBS internacionalmente. A nova estrutura permitirá que a empresa acelere a criação de conteúdo original em mercados internacionais, acompanhando a missão da Viacom CBS de se tornar uma das empresas de conteúdo mais relevantes do mundo.

Gazzolo será responsável por estabelecer as estratégias de negócios internacionais da Viacom, ofertas de produtos e operações para essas áreas críticas de crescimento dos negócios em todos os mercados internacionais. Ele trabalhará em estreita colaboração com Marc DeBevoise, diretor digital da Viacom CBS e presidente e diretor executivo da CBS Interactive e Tom Ryan, CEO e co-fundador da Pluto TV para expandir a estratégia digital da empresa para o mercado internacional.

Como presidente da VIMN Americas, Gazzolo é creditado por impulsionar o crescimento extraordinário dos negócios da VIMN na região e foi responsável pela expansão dos negócios por meio da aquisição da Telefe e Porta dos Fundos. Durante seu mandato, Gazzolo liderou a transformação da VIMN Americas, incluindo o crescimento não linear por meio de produtos e serviços inovadores multiplataforma, como Paramount + e Noggin, e trabalhando com a equipe da Pluto TV para lançar 11 canais Pluto Latino no mercado latino-americano – que cresceu para 22 canais e 4.000 horas de conteúdo em espanhol e português.

Sob a liderança de Gazzolo, a Viacom International Studios (VIS) foi lançada após as aquisições de 2016 da Telefe e depois do Porta dos Fundos. As sinergias reconhecidas por essas aquisições permitiram o lançamento do VIS nas Américas em 2018 e depois no Reino Unido, Europa e Ásia em 2019. Em 2019, as receitas do VIS Americas cresceram 57%.

“Pier é um executivo excepcionalmente dinâmico e tem um histórico incomparável de receitas crescentes para todo o ecossistema VIMN. A visão e liderança de Pier na aquisição e integração da Telefe e do Porta dos Fundos para os negócios nas Américas foi uma mudança radical para a Viacom na região e permitiu a criação de um estúdio, não apenas para as Américas, mas para toda a Viacom International. Além disso, a liderança de Pier no espaço de streaming e OTT impulsionou o crescimento de assinantes e estabeleceu a VIMN como um participante importante na OTT na região em parceria com MVPD e operadoras de celular. Estou confiante de que Pier aplicará a mesma visão e rigor ao lançamento dessas principais linhas de negócios para a Viacom International, enquanto continuamos a servir nossos parceiros de distribuição”, afirma David Lynn.

“Com a posição da Viacom CBS como um dos criadores e distribuidores de conteúdo mais importantes do mundo, é um momento extraordinário para ajudar a impulsionar a expansão do Pluto TV e da OTT International, que é a parte que mais cresce em vídeos. E, ao mesmo tempo, criar um estúdio internacional unificado para a Viacom – quando a demanda por conteúdo nunca foi tão grande”, comenta Pierluigi Gazzolo.