domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículos“The Cave”, documentário que concorre ao Oscar, estreia na National Geographic

“The Cave”, documentário que concorre ao Oscar, estreia na National Geographic

Do renomado cineasta Feras Fayyad – duas vezes indicado ao Oscar pelo filme “Last Men in Aleppo” – chegaou à programação da National Geographic, The Cave, um relato comovente e cheio de coragem, resiliência e solidariedade. O filme é considerado um dos melhores do ano pelos veículos New York Times, Los Angeles Times, National Public Radio e The Washington Post.

O documentário narra a história de uma Síria devastada pela guerra, onde a segurança e a esperança se encontram embaixo da terra, em um hospital subterrâneo chamado “The Cave”. Ali, uma jovem pediatra, Dra. Amani Ballour, oferece esperança e tratamento a crianças e civis doentes e feridos da região da Guta Oriental. Em uma sociedade patriarcal e conservadora, que desvaloriza a mulher, a doutora Amani frequentemente é tratada com hostilidade por homens que se recusam a vê-la como uma médica capacitada. Mas ela não se deixa intimidar e dentro da “The Cave” junto com outras mulheres reivindicaram seu direito de trabalhar em pé de igualdade com seus colegas homens. Ali, arriscam a própria vida para salvar os pacientes e encontrar maneiras de sobreviver em um mundo de crueldade, injustiça e sofrimento. Para a doutora Amani e suas colegas Samaher e doutora Alaa, a batalha que lutam não é só pela sobrevivência, mas também para manter sonhos e esperanças para seu país e para as mulheres.

“Como cineasta sírio, cumpri minha missão jogar luz sobre o povo sírio e as atrocidades que continuam a ser cometidas na minha terra hoje”, disse o diretor Feras Fayyad. “Na Dra. Amani eu vi esperança enquanto testemunhei seu desafio de ir contra os estereótipos e preconceitos que governam a nossa sociedade ao mesmo tempo em que atendia pacientes nas circunstâncias mais terríveis. Sua história precisa ser contada e sou grato à National Geographic por disseminá-la”.

“Desde a estreia de The Cave no Festival Internacional de Cinema de Toronto, a Dra. Amani e sua equipe inspiraram críticos e espectadores com sua invencível valentia, sua compaixão e sua força diante de um perigo angustiante”, disse Carolyn Bernstein, Executive Vice President, Global Scripted Content and Documentary Films de National Geographic. “Contar histórias extraordinárias e que reverberam nos outros está no coração do que fazemos e estamos incrivelmente orgulhosos de compartilhar The Cave com a audiência da National Geographic no mundo todo para chamar atenção para a crise humanitária na Síria”.

O filme tem gerado diálogos e discussões em todo o mundo por meio da hashtag #StandWithDrAmani. Existe também um guia de debate desenvolvido para ajudar a fomentar o diálogo sobre os temas apresentados no filme e que podem ser acessados em www.StandwithDrAmani.com

Artigos relacionados

Novidades