quinta-feira, abril 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosRBS anuncia mudanças na área de Mercado

RBS anuncia mudanças na área de Mercado

Quatro anos após integrar os times de vendas (antes distribuídos em veículos) e implementar uma nova proposta de valor para os clientes, o Grupo RBS anuncia mais uma fase de seu projeto de transformação. No dia 1º de março, Patrícia Fraga, executiva com uma trajetória de duas décadas na empresa e ampla experiência em vendas, marketing e gestão de negócios, assume a área, no lugar de Marcelo Pacheco, que encerra seu ciclo na RBS. A mudança, planejada e estruturada, faz parte do processo de evolução do projeto.

Em 2020, numa pesquisa conduzida pelo Instituto IPO, a empresa ouviu clientes e agências para avaliar a implementação do novo modelo e identificou que havia progredido nas seguintes dimensões: aproximação com o mercado, construção conjunta com parceiros, projetos mais estratégicos e customizados, conhecimento do consumidor gaúcho e expertise do time. Também foram mapeadas oportunidades de melhoria e novas necessidades que levam a RBS a se organizar para esta nova etapa, como avançar na prateleira de produtos, na oferta integrada de plataformas e ampliar a inserção no digital e a capacidade de geração de dados e performance.

Para atender essas demandas, está sendo criada uma nova área de performance, orientada para o avanço na análise de dados e no acompanhamento de resultados, que se chamará RBS Performance. O Planejamento Comercial, responsável por formular soluções customizadas para as necessidades de comunicação e negócios dos clientes – hoje na estrutura de Marketing, também passará a fazer parte da frente de Mercado. Além disso, Marcos Rossetto assume a liderança comercial da RBS com foco no Mercado Nacional, com sede em São Paulo, reportando-se à Patrícia.

– Quando realizamos a integração, identificamos que era preciso ter conosco um executivo com as qualidades que o Pacheco trazia em sua bagagem. Avaliamos que era imprescindível esse olhar de fora para contribuir com a execução. Felizmente, chegamos a 2020 com essa etapa concluída com êxito. Por isso, só temos a agradecer ao Pacheco pelo excelente trabalho e, especialmente, por ser um grande parceiro na construção desta etapa futura. Enxergamos na Patrícia os atributos necessários para dar prosseguimento ao desafio – conta o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.

Liderança-chave no processo de transformação da empresa, Patrícia atuou na concepção e implementação do novo modelo e oferta comercial, à frente de diferentes projetos estratégicos, como o lançamento de GZH e a renovação do Brand Studio, sempre próxima ao Comercial. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS, tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC-MG) e pós-MBA pela Northwestern University – Kellog School of Management (EUA).

– Ter a oportunidade de evoluir o modelo construído até aqui pelo Pacheco e nosso time de profissionais de Mercado é uma imensa alegria e responsabilidade. Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos parceiros, construindo soluções e modelos de negócios que gerem resultados e estejam conectados com os desafios que a dinâmica de mercado atual exige. Acelerar esse processo, a partir de tudo que foi implementado na área Comercial e aliado às experiências que carrego dos últimos anos no Marketing, será o meu objetivo – afirma Patrícia.

– Um projeto de transformação do tamanho que estamos realizando tem múltiplas etapas. Nos últimos quatro anos, completamos uma série delas, mas uma evolução é sempre contínua. Identificamos as oportunidades de melhoria, ouvindo o mercado. Agora é hora de passar o bastão para quem tem as competências necessárias para dar andamento a essa evolução. A Patrícia trabalhava lado a lado comigo e com a área de Mercado e conhece os produtos da RBS como ninguém – destaca Pacheco.

Artigos relacionados

Novidades