No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. A Rádio Cidade vai aproveitar a data para revelar seu atendente virtual, Rockito! O personagem marca uma nova forma de interação com o público, que representa exatamente o atual momento da rádio, com foco no streaming e produção de conteúdo em áudio para distribuição multicanal. Além do Rockito, a Rádio Rock do Rio terá uma programação especial com duração de 24 horas.
José Roberto Mahr, diretor criativo da Rádio Cidade, conta entusiasmado como começou a ideia de criar o personagem: “Na verdade, o Rockito meio que já existia. Sempre estivemos muito conectados com o nosso público, então criamos um WhatsApp, e os ouvintes mesmos começaram a chamar o atendente de Rockito, que acabou virando uma espécie de membro da rádio”. Mahr explica que dentro desse universo em que o personagem já convivia com os ouvintes, começou a fazer sentido dar corpo ao Rockito. “Convidei o ilustrador e desenhista Tarso Pizzorno, e tivemos um período para o processo de criação. Alinhamos nossos pontos de vista, como se fosse um laboratório, até chegar no produto final, ou seja, o personagem que estava na cabeça dessas pessoas.”
Fernando Julião, gerente de marketing, acredita que o Rockito é uma oportunidade de reforço para o merchandising da Rádio Cidade. “As pessoas buscam um ponto focal nas marcas, uma ‘persona’. Acreditamos que o Rockito possa cumprir esse papel e abrir muitas possibilidades, tanto comerciais quanto institucionais. Ele estampará camisetas, e já estamos estudando a viabilidade de termos uma linha de produtos”.
Para o diretor comercial do Grupo JB FM, Guilherme Rianeli, o curioso é que Rockito, ao contrário do caminho tradicional, não foi criado de dentro para fora, mas de fora para dentro. Ou seja, dos próprios ouvintes. “Embarcamos na criatividade deles para dar vida ao personagem. Inicialmente, Rockito vai estar presente como imagem, nas redes sociais e estampando camisetas. Em um segundo momento, queremos que ele esteja em mais áreas da rádio, desde programação a eventos e ações, já que há uma afinidade do público com ele”, conta. Rianeli também diz que vê oportunidades comerciais no personagem: “A grande pegada comercial é a possibilidade de associação das marcas com o personagem.”
Com mais de 1,1 milhão de conexões mensais e mais de 334 mil ouvintes (usuários únicos), a Rádio Cidade compõe a publisher número 1 do Brasil e a oitava na América Latina, de acordo com o ranking de streamings da Triton. Havendo um aumento de 22% do consumo de serviços de streaming para ouvir música, o consumo da rádio pela web também vem crescendo: o tempo médio dedicado é de 2h40min ao dia; ano passado era de 2h21min.