Ação de combate à desinformação ajudará a proteger a população e diversos veículos de imprensa on-line; ‘antídoto’ denuncia a fraude no momento em que a notícia falsa é criada.
As fake news, notícias falsas que acometem as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, têm circulado em maior quantidade e com mais rapidez. Soma-se isso a um ano de eleições, no qual a prática considerada criminosa vem ganhando mais força. Para ajudar a combater esse problema e alertar a população, o jornal O GLOBO apresenta a Vacina Anti-Fake News. A ação contribui no combate à desinformação, que põe em risco o funcionamento e a saúde do país.
“O GLOBO sempre esteve alerta para desmentir notícias falsas ou esclarecer boatos, desde sua fundação, em 1925. A diferença hoje em relação ao passado é que os meios digitais permitem que essas mentiras sejam espalhadas muito mais rapidamente, portanto precisamos ser mais ativos e criativos para combatê-las”, afirma André Miranda, editor executivo do GLOBO.
Para desenvolver um remédio é preciso entender a doença, de que forma ela surge e como age. Fake news podem ser produzidas a partir da manipulação e da falsificação dos sites dos veículos de imprensa. Os falsários editam os códigos-fonte (textos e comandos que podem ser lidos e decodificados pelas máquinas) dos sites, alterando a notícia real para transformá-la numa mentira. Este tipo de notícia falsa pode ser fabricada facilmente com dois cliques, por qualquer pessoa.
Porém, com a Vacina Anti-Fake News, no momento em que alguém tentar modificar a notícia, uma marca d’água aparecerá em toda a página com a mensagem ‘Alerta de Fake News. Essa notícia pode ter sido manipulada. Não compartilhe’. Todo esse texto marcará o pano de fundo da informação inverídica — portanto, se ainda assim a notícia for compartilhada, quem recebê-la verá que se trata de uma mensagem manipulada.
Assista ao filme abaixo.
“É papel de toda empresa e cidadão lutar para que se estabeleça a verdade na democracia. Por isso, pensamos que, para liderar este movimento, nada mais justo do que um meio de comunicação com muita força no digital”, comenta Marcelo Bruzzesi, VP de Criação da BETC HAVAS.
Ficha Técnica
Agência: BETC HAVAS
Cliente: O Globo
Produto: Institucional
CCO: Erh Ray
CBO: Marcos Lacerda
VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã) e Marcelo Bruzzesi
Diretor de Criação: Juliano Almeida, Leandro Lourenção, Marcelo Ribeiro, Melissa Pottker e Victor Castelo
Criação: Enzo Di Segni, Gabriel Yan e Vinícius Oliveira
Marcas & Negócios: Heloisa Figueiredo, Luana Gregório e Heloisa Torezan
Canais & Engajamento: Clarice Auto, Luana Nascimento, Any Mota, Igor Lida e Beatriz Brasil
Produção: Anna Ferraz, Juliana Arantes e Cindy Cardoso
Pós-produção: Isaias Campos
Produtora: Merci
Produção de Áudio: Shuffle
Aprovação do Cliente: Tiago Joaquim Afonso e Alan Gripp