quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosM-List revela executivos de marketing mais influentes do País

M-List revela executivos de marketing mais influentes do País

À frente de uma equipe com 300 pessoas, o chief marketing officer do Itaú Unibanco Fernando Chacon é o profissional de marketing mais influente do Brasil. É o que aponta o ranking Os Executivos de Marketing Mais Influentes do Mercado, que circula com a primeira edição do M-List, publicação anual que marca a estreia da área de conteúdo da GUME, agência de reputação e engajamento aberta em maio de 2015 pela jornalista Regina Augusto e que conta com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). “O M-List nasce com a missão de identificar quem são os principais profissionais das áreas de marketing das maiores empresas presentes no mercado nacional. E ao fazer isso acaba também os valorizando”, afirma Regina Augusto, Publisher do M-List.

“A ideia de reunir e traçar o perfil dos principais profissionais de marketing das 500 maiores empresas presentes no país é, ao mesmo tempo, simples e poderosa. Este diretório materializa de forma inédita o grande mosaico que compõe essa que é uma das áreas mais estratégicas das empresas”, afirma Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.

Para chegar aos 20 nomes que compõem a lista liderada por Chacon, a publicação enviou a um seleto grupo de formadores de opinião do segmento de agências e veículos de comunicação um questionário no qual se perguntava quais são os executivos de marketing mais influentes e quais as características mais importantes que balizavam essas escolhas. Posteriormente, o resultado da sondagem foi analisado e validado pela equipe editorial.

Além de Chacon, fecham o top five do ranking Daniela Cachich (vice-presidente de marketing da Heineken Brasil), João Batista Ciaco (diretor de publicidade e marketing de relacionamento da FCA), Eduardo Tracanella (superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco) e Agrício Silva Neto (vice-presidente de marketing e programação da Sky).

Oito critérios foram levados em conta para se chegar aos 20 escolhidos: capacidade de inovar, capacidade de se adaptar a mudanças, transparência e boa governança com parceiros, valores éticos, qualidade do trabalho colocado na rua, coragem, espírito empreendedor e visão de longo prazo.

Além do ranking, o M-List apresenta reportagens focadas em temas atuais, como mulheres, salários e crise, e um guia que torna acessível à consulta do mercado os nomes dos executivos-chave das áreas de marketing das 500 maiores empresas do Brasil. A publicação revela detalhes do líder do setor, como cargo, formação acadêmica, áreas sob sua responsabilidade, liderança a quem responde e serviços que contrata. Também foram levantados dados gerais sobre as áreas de marketing das empresas como número de pessoas, nível de escolaridade, média de idade e percentual de mulheres na equipe.

O ponto de partida para se chegar à lista das 500 empresas foi o ranking dos 300 maiores anunciantes do Brasil do Ibope Monitor, através do critério de que essas são as companhias com áreas de marketing melhor estruturadas. Após filtro nessa lista, foram adicionadas outras empresas com peso significativo nos 10 principais setores da economia nacional, a partir de cruzamento com rankings de publicações como Exame Melhores & Maiores e Valor 1000.

A metodologia envolveu consultas às áreas de comunicação dessas empresas. No caso de empresas que não forneceram dados completos à equipe do M-List, as informações foram apuradas e checadas junto à companhia e a publicações na imprensa, como forma de garantir sua integridade. O levantamento foi realizado entre os dias 31 de agosto e 5 de novembro de 2015.
Confira os executivos de marketing mais influentes do mercado:

  1. Fernando Chacon – chief marketing officer (CMO) do Itaú
  2. Daniela Cachich – vice-presidente de marketing da Heineken Brasil
  3. João Batista Ciaco – diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
  4. Eduardo Tracanella – superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco
  5. Agrício Silva Neto – vice-presidente de marketing e programação da Sky
  6. Cristina Duclos – diretora de marketing da Vivo
  7. Aline Santos Farhat – vice-presidente sênior de marketing global da Unilever
  8. Roberto Gnypek – vice-presidente de marketing do McDonald´s
  9. Sylvia Leão – diretora vice-presidente de gestão de gente do Carrefour Brasil
  10. Andrea Salgueiro Cruz Lima – vice-presidente de personal care da Unilever
  11. Tatiana Lemos – head of branding & creative da Nestlé
  12. Paula Nader – diretora de marca e marketing do Santander
  13. José Cirilo Teixeira – diretor de marketing da Johnson&Johnson Consumo do Brasil
  14. Jorge Pohlmann Nasser – diretor de marketing e CRM do Bradesco
  15. Paula Lindenberg – vice-presidente de marketing da Ambev
  16. Ricardo Fort – vice-presidente sênior de marca, produto e patrocínios globais da Visa
  17. Carla Schmitzberger – diretora de negócios Sandálias da Alpargatas S.A.
  18. Mauro Segura – diretor de marketing e comunicação da IBM
  19. Oswaldo Ramos – gerente nacional de marketing da Ford
  20. Alex Rocco – diretor de marketing e comunicação da Sky
Artigos relacionados

Novidades