Em maio de 2004, na última coluna que assinou em Zero Hora, Lya Luft garantiu, no título: “Eu não estou indo embora”. E, na última frase, sintetizou seu sentimento, dizendo que nunca sairia de verdade do jornal. Doze anos depois, a escritora, tradutora e professora gaúcha está de volta à página 3 da edição de fim de semana de ZH.
“Eu sempre me senti muito em casa em Zero Hora. São jornalistas que conheço da vida inteira. Um ambiente família, cheio de amigos. Sempre fui recebida com muito carinho, é uma relação muito pessoal. Estou muito contente de voltar para o meu público antigo, escrevendo sobre este ‘ser estranho’ chamado ‘gente’” – diverte-se Lya Luft, que, a partir de 10 de setembro, será “vizinha” de página de Túlio Milman.
A diretora de Redação de ZH, Marta Gleich, contou a novidade na Carta da Editora do último sábado (2). Nos mais de 50 anos de carreira na literatura, Lya publicou 29 livros, incluindo crônicas e romances. O 30º já está em produção. O lançamento, porém, deve ficar para 2017, pois em 2016 ela quer dedicar-se aos leitores de Zero Hora.
“Ter a Lya de volta em ZH é um privilégio para nós e para os leitores. Essa grande escritora abrirá o jornal, junto à coluna do Túlio, nos trazendo assuntos sobre os quais discorre muito bem: reflexões sobre a vida, sabedoria das relações humanas, provocações sobre comportamento” anuncia Marta Gleich.
O presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, saúda o retorno da amiga “A Lya Luft é um nome importante na cena cultural gaúcha e brasileira, além de ser uma querida amiga de muitos anos. Certamente, será uma leitura prazerosa no seu retorno a Zero Hora”.