Especializada em notícias, a rádio Jovem Pan News estreiou em Curitiba e Londrina, no Paraná, nesta segunda-feira, dia 7 de março. As duas novas emissoras incrementam a ampla cobertura jornalística feita em todo o estado pelo Grupo RIC, que é a maior afiliada da marca Jovem Pan no país. No Paraná, o empresário Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC, já é responsável por três rádios da rede Jovem Pan FM, que é dedicada ao pilar de entretenimento.
“A rede Pan News é uma forte alavanca de negócios, tanto para o Grupo RIC quanto para o mercado anunciante. Quando comparado ao entretenimento, o noticiário é capaz de gerar 30% a mais de faturamento para o rádio brasileiro. Os pilares da nova rede são hard news, análise e opinião de alta qualidade, mas também vamos investir em lifestyle, levando nossa plataforma de estilo TOPVIEW para dentro da Jovem Pan News”, antecipa Petrelli, referindo-se à revista impressa e eletrônica do segmento de luxo.
A investida em uma nova frente de programação no segmento rádio vem calçada nos bons resultados que o radiojornalismo do Grupo RIC já reúne. A Jovem Pan FM Curitiba é líder no segmento de jornalismo no horário das 7h às 8h, com o programa Jornal da Manhã, batendo as concorrentes CBN e Bandnews, segundo dados do Kantar Ibope*. No gênero jornalismo, a liderança em audiência seis meses consecutivos, aponta o instituto**.
Toda a programação das rádios Jovem Pan News é transmitida pela Panflix, plataforma de streaming da Jovem Pan. “O formato vídeo first permite novos produtos de branded content e publieditorial para o mercado anunciante. A novidade também está alinhada com os investimentos que o Grupo RIC vai consolidar nos próximos cinco anos dentro de seu projeto mediatech”, explica Marcelo Requena, diretor de Mercado e Soluções Integradas do Grupo RIC.
Na capital paranaense, a Jovem Pan News FM 107.1 será transmitida na frequência que atualmente abriga a programação da RIC FM. Já em Londrina, maior cidade do Norte do Paraná, a Jovem Pan News FM 104.5 vai operar na frequência que atualmente abriga a Igapó FM, do mesmo perfil da RIC FM de Curitiba. Na cidade, o grupo ainda controla a Folha FM 102.1 (jovem/pop), relançada em 2021 e que ganhou novo posicionamento artístico e comercial.
Tradicional parceiro do Grupo Jovem Pan, o Grupo RIC também mantém as rádios Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba (no ar desde 1994), Jovem Pan FM 103.5 de Ponta Grossa (no ar desde 2007) e Jovem Pan FM 101.5 de Cascavel (estreou em 1995).
“O rádio é um veículo extraordinário. Aproveitou as novas tecnologias, migrando para as multiplataformas que permitem interatividade com o público. É ouvido e também é visto. A Jovem Pan News agora leva toda essa interação às duas maiores cidades do Paraná, Curitiba e Londrina, que passam a contar com uma rede que respira notícia, análise e opinião. Estamos muito felizes!”, diz Paulo Machado de Carvalho Neto, o Paulito, diretor da Rede Jovem Pan.
A Jovem Pan News estreou em setembro do ano passado em Florianópolis, primeira capital do sul do país a abrigar a marca. Londrina e Curitiba serão as maiores cidades-sede em população da Região Sul do país na rede Jovem Pan News. A rede é integrada pelas rádios Jovem Pan News FM 100.3 de Campinas, Jovem Pan News FM 92.9 de Fortaleza (CE), Jovem Pan News FM 93.5 de Natal (RN), Jovem Pan FM 90.5 de Vitória (ES), além das estações próprias do grupo Jovem Pan News AM 750 de Brasília (que é apoiada pela 107.9 FM de Águas Lindas de Goiás) e Jovem Pan News AM 620 da capital paulista (também divide parte da grade com a 100.9 FM).