HBO e VICE anunciaram uma parceria que expandirá significantemente a programação de notícias da VICE, ganhadora do Emmy, aos assinantes da HBO nos próximos quatro anos. Com o acordo, a HBO aumentará dramaticamente a cobertura de eventos da rede, trazendo o jornalismo de conteúdo de alto impacto da VICE numa grande variedade de formatos.
O acordo prevê notícias diárias da VICE, distribuídas em cinco programas de meia hora de duração por semana, 48 semanas por ano; extensão de quatro anos (com aumento de 14 a 35 episódios por ano) da série semanal VICE; aumento no número de especiais da VICE, totalizando 32 até 2018; e um canal com o selo VICE que estará disponível no serviço de streaming da HBO NOW para os Estados Unidos, fornecendo acesso instantâneo ao conteúdo para os assinantes da HBO.
“Shane e a equipe VICE produziram alguns dos maiores exemplos de jornalismo inovador e dinâmico. Das linhas de frente na Ucrânia, aos icebergs da Antártida e às ruas de Ferguson, a VICE News desempenhou papel importante no entretenimento de um mundo cada vez mais complexo. Esta extensão da parceria, que incluirá mais programas, documentários e até mesmo um programa de notícias diário da VICE, é uma evolução natural de nossa parceria. Todos nós na HBO não poderíamos estar mais animados para trabalhar com a equipe VICE e ajudar a contar as histórias que definem nosso mundo”, disseram Richard Plepler, diretor da HBO, e Michael Lombardo, presidente da HBO Programming.
“Acho que a primeira coisa, e talvez mais difícil, que aprendi sobre jornalismo nos últimos 20 anos é que manter qualquer tipo de independência, qualquer tipo de liberdade, fica mais difícil quando você ascende. Este acordo, basicamente falando, permite à VICE ter a liberdade de correr atrás de qualquer história, onde quer que a encontrar, e fazê-lo com completa independência. É um enorme presente e uma enorme oportunidade, e nós na VICE sabemos disso”, diz Shane Smith, fundador da VICE.
“Com a HBO, expandiremos nossa oferta de notícias a expectadores em todo lugar, com a criação do primeiro programa de notícias diário da HBO, a produção de especiais de grande impacto, como nosso especial sobre câncer, e a expansão de nossos informes semanais de notícias de todo o mundo”, explica Smith. “Nos últimos anos, nossa relação com a HBO mudou de uma grande parceria empresarial para uma relação criativa de uma marca. Este acordo inovador criará uma nova voz no mundo das notícias.”, finaliza.
O programa de notícias contará com relatos de repórteres in loco que os espectadores da VICE já conhecem, porém agora em um formato diário. A VICE usará sua rede de mais de 30 escritórios espalhados pelo planeta para trazer as histórias mais importantes do mundo. Os 32 especiais que serão produzidos oferecerão aos espectadores uma visão profunda de tópicos urgentes, como já foi feito em especiais recentes ao explorar o uso de vírus letais na luta contra o câncer e o impacto das mudanças climáticas nas geleiras da região oeste da Antártida.
A parceria segue o sucesso da atual série da VICE na HBO, que ganhou um Emmy na categoria Melhor Série ou Especial Informativo no último mês de agosto, e se tornou rapidamente uma fonte alternativa de notícias em formato de documentário. A série semanal da VICE, que estreia sua nova temporada simultaneamente no Brasil e em toda América Latina no dia 30 de março, às 22h, explora as questões mais urgentes no cenário internacional, de agitações civis e focos de terrorismo a corrupção de governos, fronteiras sem lei e desastres ecológicos.