Autor do famoso caso Snowden, Glenn Greenwald, foi contratado pela revista Carta Capital onde publicará duas colunas mensais, seguidas de lives para discutir os temas tratados com a audiência. Além disso, fará entrevistas com representantes da política nacional e terá um podcast seriado com as informações da Vaza Jato, que contém as mensagens trocadas entre o Juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato.
“Há 16 anos quando cheguei no Brasil uma das primeiras revistas políticas que eu li foi a Carta Capital. Ela teve um papel muito importante para o meu entendimento das complexidades políticas do país por suas reportagens e análises profundas e informativas”, comenta Greenwald. “Hoje, ter a Carta Capital como meu novo lar jornalístico é quase um sonho. Estou muito animado em pensar em tudo o que faremos juntos” finaliza.
“A parceria entre o Glenn e a CartaCapital tem tudo a ver uma vez que ele pratica exatamente o jornalismo que a gente defende. Como nós, ele não só tem profundo respeito pelo leitor, como busca a verdade factual, a fiscalização do poder e o espírito critico”, afirma Manuela Carta, publisher da publicação.
Glenn Greenwald venceu o prêmio Pulitzer com o caso Snowden, considerado o maior furo de reportagem por revelar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos. Mostrou detalhes de um dos programas de vigilância que o governo americano usa para espionar a população americana e de outros países, incluindo o Brasil – utilizando servidores de empresas como Google, Apple e Facebook. O jornalista no mesmo trabalho revelou o monitoramento de conversas da ex-presidente Dilma Roussef com seus principais assessores.
O jornalista deixou o The Intercept, site que criou em 2013, em outubro de 2020.