terça-feira, novembro 19, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosGalileu tem novo projeto gráfico

Galileu tem novo projeto gráfico

A revista Galileu de novembro marcou a estreia de um novo projeto gráfico. A revista apresenta uma capa mais limpa, novas seções e tipografia emprestada dos lambe-lambes, uma linguagem visual mais moderna, jovem e em sintonia com o público da marca.

“Nós reforçamos características do meio impresso, como a valorização de fotos e layouts de páginas. É a maior mudança gráfica que fazemos em muito tempo, com a consolidação do que viemos trabalhando nos últimos meses”, diz Gustavo Poloni, diretor de redação da Galileu. “Fomos buscar as mil qualidades que o meio revista possui para trazer o que só o papel pode fazer”, diz Rafael Quick, editor de arte, que criou o novo projeto.

A capa da Galileu ficou mais clean. Ela ganhou um cabeçalho no topo, sempre em preto e branco, para reunir o logo da marca e da Editora Globo, as chamadas e o selo. A ideia foi concentrar as informações nesse espaço para destacar a matéria principal da edição, com uma foto de alto impacto visual. O papel, antes couchê com verniz, passa a ser offset fosco.

Para estampar a capa, a equipe abordou um assunto que ainda é tabu na sociedade brasileira: a identidade de gênero. O anúncio das mudanças no Facebook rendeu 1.824 comentários, 5.634 compartilhamentos e mais de 19 mil curtidas. Um vídeo para a rede social também abordou o novo projeto.

A revista abre com a seção Antimatéria, que reúne notas sobre assuntos variados – incluindo as de entretenimento e cultura, que no projeto anterior eram concentradas no fim da edição. Esse espaço traz uma série de novas retrancas, entre elas: a Máquina do Tempo, com o “antes e depois” de um objeto de estudo (caso das mudanças do leito do Rio Tietê); o Ops, que revela descobertas da ciência feitas ao acaso (caso do Viagra); o Cartográfico, um infográfico em formato de mapa; e a Luneta, com os assuntos sobre astronomia mais importantes.

Lado a lado, numa página dupla, Dentro da Caixa e Fora da Caixa são seções que abordam o consumo. A primeira fala sobre o produto em si, destacando tecnologia, materiais e uso. Já a segunda olha para aspectos que vão além do produto: avalia seus impactos no mundo e incentiva o consumo consciente. Na seção Elementar, os leitores descobrem quais elementos químicos compõem diferentes produtos e objetos do dia a dia.

Sucesso na Galileu, o Dossiê continua a explorar a fundo um tema a cada mês. A partir de agora, ela ganha mais elementos numéricos em gráficos e tabelas. Para encerrar a edição, a revista ganhou a seção Ultimato, que vai trazer testes para engajar o público.

Outra novidade é a publicação de um pôster, outra forma de valorizar o meio impresso. O formato ainda é um novo espaço para a produção de branded content – na edição de novembro, a Petrobras patrocina um pôster sobre a história da energia.

A Galileu também continua a trazer matérias de temas gerais, utilizando a ciência para falar dos assuntos que preocupam e interessam os jovens. “A proposta é mostrar que a ciência ajuda as pessoas a mudar o mundo e dar os caminhos do como isso é possível”, diz Poloni.

Artigos relacionados

Novidades