Coca-Cola celebra a chegada do Natal com nova plataforma

Em 2015, o Natal de Coca-Cola será marcado pela criação da “Caravana Produções”, uma produtora fantasia que todo ano convidará roteiristas e diretores de cinema para criar contos sobre um ícone natalino, a Caravana Iluminada. Em sua estreia, a “Caravana Produções” lança o curta-metragem “Uma Ponte para Noel”, que passou a ser exibido nacionalmente na rede Kinoplex, na última queinta-feira (12).

O roteiro, assinado pelo escritor, jornalista e cineasta José Roberto Torero – um dos roteiristas do curta-metragem “Uma história de futebol”, indicado ao Oscar em 2001 –, conta a saga de Matias, um menino que sonhava com a visita de Papai Noel a sua cidade. A direção é do cineasta e fundador da Spray, Fernando Grostein Andrade, de “Quebrando o Tabu” e “Coração Vagabundo”, e a fotografia ficou a cargo do italiano Blasco Giurato, que participou de clássicos como “Cinema Paradiso” e “Doutor Jivago”. A trilha sonora tem assinatura de Lucas Lima, e no elenco estão Guilherme Ely como Matias e Milhem Cortaz, de “Tropa de Elite”, como o pai do menino.

“Mais do que uma campanha, pensamos esse projeto como uma plataforma de entretenimento. Queremos transformar as Caravanas de Natal da Coca-Cola no personagem principal de uma história que se renova a cada ano, tocando os consumidores de todo o Brasil por meio de diferentes plataformas”, explica Marcelo Páscoa, diretor de IMC (Integrated Marketing Communication) da Coca-Cola Brasil.

“Nosso objetivo foi resgatar esse espírito da magia natalina que as Caravanas de Natal da Coca-Cola ajudaram a moldar e que nos inspiram desde sempre por onde passam”, afirma o CCO da J. Walter Thompson, Ricardo John.

A história de Matias será recontada também nas ruas de todo o Brasil através dos desfiles das Caravanas Iluminadas. Este ano, os caminhões natalinos ganharam novas alegorias para apresentar o conto e serão parte importante de grandes ações regionais da Coca-Cola, como o Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul.

O espetáculo “Uma Ponte para Noel” vai além dos cinemas e dos momentos de passagem das Caravanas. A J. Walter Thompson, em parceria com o Google, recorreu à tecnologia para levar a magia das Caravanas para o mundo digital, com produção de animação 360º assinada pela Zombie Studio, responsável também pela produção do comercial da campanha com a Spray Filmes. O instrumento é o Cardboard, um visor de realidade virtual projetado pelo Google. Feito de papelão, ele funciona com um smartphone acoplado, transformando o telefone celular em óculos básicos para realidade virtual. “Com o Cardboard, o Google espera que essa iniciativa leve o público a um ambiente 3D de maneira simples e divertida”, afirma Marcio Garcez, diretor de negócios do Google Brasil. Quem olhar por dentro do Google Cardboard poderá ver uma reprodução em 360º, mostrando diferentes ângulos e histórias paralelas em formato de animação desde o momento em que os caminhões da Caravana Coca-Cola chegam à cidade de Matias.

“Muito inspirador misturar cinema, publicidade e entretenimento nessa plataforma, inovando na mistura de tempos, espaços e narrativas na televisão e na internet”, afirma Fernando Grostein, da Spray. Já Paulo Garcia, cofundador e Chief Creative da Zombie Studio, lembra que o trabalho é repleto de detalhes e desafios em uma plataforma na qual, até agora, pouco conteúdo tinha sido desenvolvido. “Tudo o que tínhamos no mercado até então eram pequenos experimentos, mas nada tão complexo como o cenário todo que desenvolvemos para essa produção gigante, com 40 personagens em cena, todos com animação exclusiva de um minuto”, completa Garcia.

Após a exibição nos cinemas Kinoplex, o curta “Uma Ponte para Noel” também será exibido na TV a cabo e em um break exclusivo na Rede Globo. Depois disso, o conto estará disponível na internet. “Assistir à magia desse conto natalino no Kinoplex será ainda mais especial pelo encanto e pela emoção que o cinema proporciona, aliado ao que há de mais moderno em tecnologia de som e imagem”, diz Patricia Cotta, gerente de Marketing da rede Kinoplex.

Para assistir ao trailer, acesse: www.youtube.com/watch?v=0CkyRi1jBwc.

Ficha Técnica:
Agência J. Walter Thompson
Cliente: Coca-Cola
Produto: Coca-Cola
CCO: Ricardo John
CSO: Fernand Alphen
Head of Art: Fabio Simões
Head of Digital: Fábio Simões
Direção de Criação: Gustavo Lacerda e Gustavo Soares
Roteiro/Argumento: José Roberto Torero, Ricardo John, Gustavo Soares
Redator: Julia Velo, Ana Cavalcanti e Guilherme Nesti
Diretor de Arte: Gustavo Lacerda, Pablo Lobo, Ricardo Kawano, Fernanda Sousa, Ilka Freitas, Pedro Carvalho, Pedro Ricci.
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan, Daniel Rybak
Gerente de Projetos: Thiago Segundo, Richard Wolther, Marina Masieiro
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Luna, Ligia Mattos, Allan Gomes, Juliana Magalhães, Mariana Santos
Planejamento: Isabella Mullholand, Sara Silva, Gisele Bambace
Diretora RTV/Artbuyer: Marcia Lacaze
Produtora RTV/Artbuyer: Marcia Lacaze, Ana Mello
Produção Digital: Maisa Delgado, Sergio Costa
Clientes: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Patricia Pieranti, Vinicius Limoeiro, Andreia Rebello, Carla Dart

Produtora: Spray Filmes
Direção: Fernando Grostein Andrade
Co Direção: Raoni Rodrigues
Direção de Fotografia: Blasco Giurato
Diretor de Fotografia 2ª unidade: Bruno Vieira
Produção Executiva: Luiz Ferriani Nogueira e Roberta Reigado
Atendimento: Lucia Leite, Daniele Pizzo e Carla Onishi
Diretora de Arte: Claudia Calabi
Edição: Raoni Rodrigues, Caio Saad, Renan Cipriano e Kelvin Freitas
Finalização: Lili Carvalho, Driano Torres, Regina Mimi Yokota
Pós Produção: Raoni Santos, Zombie Studio e Dot Cine
Concept art/Matte Paint/Produção 3D: Zombie Studio

Produtora de Animação: Zombie Studio

Produtora de Som: B.A.start
Trilha Original: Lucas Lima
Mixagem e finalização de som: Pedro Lima (WeCanDo Audio Post)
Locução (Trailer): Walker Blaz